Um homem, de 72 anos, foi acusado pelo Ministério Público (MP) de abuso sexual de duas meninas, de 11 e 12 anos, uma delas sua neta, em Borba, no distrito de Évora, foi hoje divulgado.

Num comunicado publicado na página de Internet da Procuradoria-Geral Regional de Évora, o MP indicou ter deduzido acusação, no dia 02 deste mês, contra o arguido por factos que configuram dois crimes de abuso sexual de criança agravado.

Segundo o MP, os factos ocorreram, no dia 16 de julho deste ano, em Borba, no interior da residência do homem.
“Este arguido foi detido no final do mês de julho, tendo-lhe sido determinada a medida de coação de prisão preventiva, estatuto processual que mantêm”, adiantou.

Assinalando que o respetivo inquérito foi iniciado em 17 de julho deste ano, o MP referiu que a investigação decorreu no Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Vila Viçosa com a coadjuvação da Polícia Judiciária (PJ) de Évora.

“As vítimas foram alvo de medida especial de proteção [declarações para memória futura] que consiste na sua audição prévia, em fase de investigação, por juiz de instrução”, realçou o Ministério Público.
Este procedimento, sublinhou, “determina, em regra, que a sua audição não será necessária em sede de audiência de julgamento”.

“Atualmente decorre o prazo para abertura da instrução, findo o qual, se não for requerida, seguir-se-á a remessa para julgamento”, acrescentou.

No dia em que foi detido, a PJ revelou, em comunicado, que os factos ocorreram quando o homem se encontrava a sós com as crianças.

A investigação teve origem após uma das vítimas ter contado à mãe, que, depois, denunciou o caso à GNR, vindo a Unidade Local de Investigação Criminal (ULIC) de Évora da PJ a ser ativada, adiantou, na altura, esta polícia.

SM // MCL
Lusa/Fim

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Agente principal Paulo Restolho recebe distinção da Guardia Civil Espanhola

No dia 12 de outubro de 2025, por ocasião do Dia da Hispanidad do Reino de Espanha, realiz…