O Município de Monforte promoveu, no dia 20 de Agosto, uma cerimónia de reconhecimento público dirigida a todos os voluntários e profissionais que se destacaram no combate à pandemia de Covid-19, em particular durante o surto que afetou o Lar de Santo Aleixo, em 2020.
O ato, presidido pelo presidente da Câmara Municipal, Gonçalo Lagem, serviu também para inaugurar um monumento de homenagem a José Rita, voluntário que perdeu a vida após ter sido infetado enquanto prestava apoio à instituição.
Estiveram presentes na cerimónia várias entidades locais e representantes institucionais, entre os quais o presidente da Assembleia Municipal, Rui Maia da Silva, os autarcas Fernando Saião e Mariana Mota, os presidentes das Juntas de Freguesia de Santo Aleixo, Assumar e Vaiamonte, respetivamente António Raposo, Manuel Poeta e Joaquim Peixe, bem como o Padre Alexandre Medeiros.
O evento contou ainda com a participação de responsáveis do Centro Social e Paroquial de Santo Aleixo, da Santa Casa da Misericórdia, da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários, do Centro de Saúde e de outras organizações da comunidade.
No seu discurso, Gonçalo Lagem sublinhou a importância de preservar a memória do esforço coletivo:
“Não esquecemos aqueles que tudo deram para cuidar dos mais vulneráveis, num cenário desconhecido, complexo e exigente, houve pessoas que se voluntariaram e disseram presentes, fazendo a diferença na vida dos idosos do Lar de Santo Aleixo, aquando do surto de covid -19. O senhor José Rita deu a própria vida, acabando por ser infetado e falecer. Por isso é ele o rosto deste reconhecimento extensível também a todos o que se direta e indiretamente colaboraram no combate à Covid-19, voluntários e profissionais, que ajudaram a comunidade a superar este grande desafio Mundial, que resultou na morte de mais de 20 mil pessoas em Portugal e mais de 7 milhões em todo o mundo”.



