O incêndio que afetou os concelhos de Portalegre e Castelo de Vide, e que tinha sido dado como dominado na manhã desta sexta-feira, sofreu uma forte reativação por volta das 16h35, na zona da Tapada do Loureiro, onde teve início na quinta-feira.

Estão no terreno 240 operacionais, 78 viaturas e 3 meios aéreos a combater as chamas. As autoridades estiveram apreensivas e chegaram a indicar que, apesar de sinais de contenção, a situação exigia cautela, devido à rotação dos ventos.

Entretanto, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) informou que o fogo voltou a ser dominado às 18h40.

A área ardida é estimada em 1.300 hectares, grande parte no Parque Natural da Serra de São Mamede, com perdas significativas de biodiversidade. Foram também afetadas casas devolutas e de segunda habitação, além de infraestruturas da EDP, comunicações e um troço ferroviário. A Câmara de Castelo de Vide já iniciou o levantamento dos danos.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Comando Distrital de Portalegre da PSP alerta para utilização indevida de artigos de pirotecnia da Noite da Passagem de Ano

A poucas horas da transição de 2025 para 2026, preparam-se os festejos. As várias manifest…