São Vicente e Ventosa vive hoje o segundo dia das festas em honra de Nossa Senhora do Rosário, que partilha a proteção aos fieis com o Santo que empresta o nome à localidade. As imagens da Virgem e de São Vicente saíram da igreja, em ombros, a meio da manhã deste dia feriado, para percorrerem várias artérias da aldeia numa procissão presidida pelo pároco, Padre António Carlos, auxiliado por vários membros da Associação religiosa Mater Dei – Pequenas Filhas da Mãe de Deus.

Várias dezenas de crentes formaram um cordão de fé, e seguiram em oração, musicada pela toada alegre da Charanga das Fresquinhas que viajou do Samouco até esta pequena localidade do Alentejo num dia em que a temperatura teima em não se afastar dos 40 graus.
Sob o olhar de muitos residentes que saíram à rua para ver passar a Procissão, a comitiva dirigiu-se ao Lar da Freguesia para a tradicional homenagem e bênção dos idosos. Depois retomou a direção da Igreja.

À chegada, e depois do recolher da Procissão. cumpriu-se o ritual da oferta do pendão. A Comissão Organizadora das Festas de 2025, liderada por Josete Castanho, pôs o lugar à disposição e passou o testemunho a uma nova Associação, que se apresenta com Rubem Ameixa à frente de uma equipa experiente na organização de edições anteriores.
O programa das festas prossegue até domingo. Hoje há tourada à vala larga às 18h00 e a noite vai ser preenchida com baile com o Duo Musical C&R, às 22h00, e Discoteca a partir da 1h30, com o DJ CUBA.










