Fermelinda Carvalho, actual presidente da Câmara Municipal de Portalegre, anunciou oficialmente, em comunicado, a sua recandidatura, encabeçando a lista da coligação PSD/CDS – Por Portalegre às eleições autárquicas de 12 de Outubro.
Com o lema “Portalegre em Boas Mãos”, a agora candidata sublinha que esta decisão é movida por “um forte sentido de missão”: “É com sentido de responsabilidade e humildade que encabeço a lista da coligação PSD/CDS – Por Portalegre à Câmara Municipal. Entendo que o trabalho realizado nestes últimos quatro anos em prol do nosso concelho não pode ser interrompido. Quero que Portalegre continue em boas mãos”, afirma Fermelinda Carvalho.
Continuidade e compromisso
Com esta recandidatura, Fermelinda Carvalho propõe-se dar continuidade ao trabalho iniciado, reforçando áreas que considera vitais no actual contexto socioeconómico, como o desenvolvimento económico, as acessibilidades e a recuperação e valorização do património – onde se inclui o centro histórico da cidade – e da própria identidade de Portalegre.

A coligação PSD/CDS – Por Portalegre pretende reforçar o apelo à confiança da população, defendendo que a estabilidade e a experiência são essenciais para consolidar os resultados já alcançados.
Um percurso de dedicação ao serviço público
Nascida a 29 de Abril de 1971, em Alegrete, concelho de Portalegre, Fermelinda de Jesus Pombo Carvalho é licenciada em Engenharia de Produção Animal pelo Instituto Superior Agrário de Castelo Branco. Ao longo da sua carreira foi empresária agrícola e técnica na área das candidaturas a ajudas comunitárias, tendo desempenhado funções de relevo na Associação de Agricultores do Distrito de Portalegre, a que preside desde 2014.
No plano associativo e institucional foi membro titular do Conselho da Europa (2013-2020), presidente do Conselho Consultivo das Mulheres Agricultoras de Portugal (2018-2021), membro efectivo do Conselho Económico e Social (2018-2020) e é, desde 2023, vogal não executiva do Conselho de Administração das Águas do Vale do Tejo.
A sua experiência autárquica é marcada por mais de duas décadas de serviço. Foi vereadora da oposição na Câmara Municipal de Arronches (2001-2009) e presidente desta Autarquia durante três mandatos consecutivos (2009-2021), tendo sido eleita presidente da Câmara Municipal de Portalegre em Setembro de 2021.
