Aljezur, Monchique e Odemira são os protagonistas da nova campanha promocional lançada pelas entdades regionais de turismo do Alentejo e do Algarve. Com o claim “Ao Natural é melhor”, esta iniciatva pretende afirmar estes concelhos como destnos únicos, onde a natureza, a autentcidade e a simplicidade ditam o ritmo da vida e das experiências.

Financiada pelo Turismo de Portugal e com um forte compromisso com a sustentabilidade, a campanha inspira-se na paisagem preservada, nas tradições enraizadas e na vivência não-digital que disƟngue este território. O objetvo é atrair visitantes que procuram desligar-se do arƟficial e reconectar-se com o que é genuíno — seja nas montanhas de Monchique, nas praias de Odemira ou nas falésias de Aljezur.

Mais do que um slogan, “Ao Natural é melhor” é um convite a deixar para trás as pressões do quoƟdiano e mergulhar num ambiente onde o que é simples ganha força. A campanha promove uma ligação sensorial e emocional com o território através de materiais visuais imersivos, iconografia artesanal e uma linguagem próxima e envolvente.

A campanha, que surge no âmbito dos esforços de miƟgação dos efeitos dos incêndios do verão 2023, é resultante de uma candidatura conjunta EnƟdade Regional de Turismo do Alentejo e a Região de Turismo do Algarve à LINHA + Interior Turismo – Aviso Regenerar Territórios. “Este é um projeto estratégico para a Turismo do Alentejo, para a valorização do Sudoeste Alentejano e para a divulgação dos seus principais ativos turísticos. O fato de se desenvolver em parceria com a Região de Turismo do Algarve permite uma visão mais integrada de abordagem ao território, que entre outros atratvos tem a Rota Vicentna”, afirma José Manuel Santos, presidente do Turismo do Alentejo.

O presidente da Região de Turismo do Algarve, André Gomes, refere, por seu turno, que “o Algarve tem vindo a intensificar a sua aposta no turismo de natureza e na sustentabilidade, e esta campanha é a prova viva desse empenho estratégico. O nosso foco é proporcionar experiências autênticas, que convidam os visitantes a reconectarem-se com o que é genuíno, seja nas paisagens únicas de Monchique, nas praias de Odemira ou nas falésias imponentes de Aljezur. Esta parceria com o Turismo do Alentejo, em
partcular através da Rota Vicentina, é fundamental para uma visão integrada do território, permitindo-nos divulgar o melhor que o Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina têm para oferecer, promovendo uma ligação sensorial e emocional com esta região única”, afirma.

A campanha decorrerá até setembro de 2026. Os materiais promocionais serão produzidos com critérios ecológicos, reforçando o compromisso com a natureza. No sábado, dia 26 de julho, estreou o primeiro de três programas televisivos alusivos à campanha “Ao Natural É melhor” a serem transmitidos na rubrica “Sábado Viajante”, do canal NOW.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Emergência em Vila Viçosa exige transporte aéreo para Lisboa

Hoje, pelas 12h49, os Bombeiros de Vila Viçosa foram acionados pelo CODU para prestar auxí…