Celebrar 75 anos é um marco extraordinário que resulta da soma de muitos fatores, que não vamos enunciar. Optamos por perspetivar o feito olhando apenas para a idade. E o que vemos? Notamos que tratando-se de uma instituição, a correspondência que possa ser feita com a cronologia de uma vida humana (o parâmetro mais óbvio) não tem comparação possível. Se é certo que na génese do surgimento de um órgão de comunicação social paira a incerteza sobre o futuro, também não deixa de ser verdade que existe a ambição de construir um projeto que sobreviva aos criadores. E já chegámos lá! No momento atual (infelizmente) no seio da equipa de produz o Linhas de Elvas, já não constam os fundadores, mas tão somente os sucessores. São 75 anos, e a substituição de gerações ocorre, a todo o vapor, com os que cá estamos agora a trabalhar e a desejar, que outras gerações nos substituam. Por isso, aos 75 anos não estamos velhos. Estamos maduros, consolidados, com alento e muitas ideias. Então pensámos: vamos puxar ainda mais para junto de nós os nossos leitores. A pretexto da belíssima idade 75, queremos convidar a nossa geração de fiéis seguidores a responder, de 15 em quinze dias, a três questões, cujas respostas são importantes para nos ajudarem a continuar a somar anos, a crescer e a ir de encontro às expetativas e à confiança que depositam em nós.

Neste podcast “Em 75 Linhas” damos voz a um nome bem conhecido da cidade de Elvas: João Carlos Carpinteiro. Nasceu, cresceu e construiu o seu percurso em Elvas, considera-se, por isso, um elvense de gema. Entre memórias familiares, desafios profissionais e uma dedicação constante ao território que o viu nascer, vive ao minuto e com dias sempre diferentes que começam bem cedo e terminam sempre tarde.

Com um percurso de mais de três décadas ligado à logística, aos combustíveis, ao sector agroalimentar e à promoção de produtos regionais, João Carlos é, hoje, o rosto e o motor de várias empresas e projectos com base na zona industrial de Elvas. Ao lado dos filhos, dá vida a um negócio familiar que se reinventa em feiras, festivais e eventos por todo o país.

A sua juventude passa ao lado da política. Filho de João Carpinteiro, antigo presidente da Câmara Municipal de Elvas, viveu no seio de uma família envolvida na vida política, cívica e cultural da cidade, cheia das experiências que o marcaram, e que o mantém, hoje, afastado dos corredores do poder político.

Entre as recordações de um tempo em que os cartazes se colavam à mão e a vida se fazia nas ruas, em que não havia internet, e os dias de hoje, preenchidos com compromissos e horários apertados, há também espaço para os gostos pessoais: sendo aficionado gosta de fazer um fim-de-semana taurino, em Espanha. Mas, acima de tudo, tem orgulho em ver os seus três filhos trilharem o seu próprio caminho.

Neste podcast, o empresário abre uma janela de memórias, mas que são uma alavanca e um incentivo para os projectos que tem desenvolvido. Empreendedor e dinâmico, João Carlos Carpinteiro fala-nos de Elvas e da sua relação com o nosso projecto editorial.

Este podcast conta com direcção de João Alves e Almeida, condução de Ana Maria Santos e Arlete Calais, edição de João Carriço e coordenação comercial de Ana Trigueiro Santos

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Podcasts

Veja também

Núcleo de Elvas da Liga dos Combatentes celebra 102 anos com homenagem aos antigos militares

O Núcleo de Elvas da Liga dos Combatentes assinalou este sábado, 15 de Novembro, o seu 102…