O ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, esteve ontem, 23 de Julho, em Fronteira, para visitar o Terreiro Interpretativo o Centro de Interpretação da Batalha de Atoleiros. A visita decorreu no âmbito de um conjunto de iniciativas que assinalam momentos históricos determinantes na afirmação de Portugal como Nação independente.

Durante a deslocação, o presidente da Câmara Municipal de Fronteira, António Velez Gomes, e o presidente da Fundação Batalha de Aljubarrota, António Palma Ramalho, expressaram o seu reconhecimento pela presença do ministro e sublinharam a importância da Batalha de Atoleiros (1384) como marco simbólico da resistência nacional.

A presença conjunta das duas entidades realçou a cooperação institucional e a união de esforços para a valorização do património histórico-militar português.

Após a passagem por Fronteira, a comitiva seguiu para o concelho de Borba, onde o ministro Nuno Melo procedeu à inauguração do Centro de Interpretação da Guerra da Restauração, cerimónia participada pelo executivo municipal de Fronteira

A visita reforça a aposta na valorização da história como instrumento de coesão territorial e desenvolvimento turístico, destacando-se a importância do trabalho em rede entre municípios e instituições para a criação de produtos turísticos temáticos, como o turismo histórico-militar, com impacto direto na economia local.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Xadrez português em missa pela alma de Maria Inês, jovem de Estremoz

Maria Inês Oliveira Caeiro, de 29 anos, natural de Estremoz, destacou-se no xadrez a nível…