Cerca de 20 concelhos dos distritos de Faro, Bragança, Santarém, Portalegre e Castelo Branco estão hoje em perigo máximo de incêndio rural, segundo o IPMA, que prevê um agravamento deste risco nos próximos dias.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), vários concelhos do interior norte e centro e Algarve apresentam perigo muito elevado de incêndio rural.

De acordo com os cálculos do IPMA, o perigo de incêndio rural vai começar a aumentar ao longo da semana e pelo menos até ao início da próxima semana.

Este perigo, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo. Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê a partir de quinta-feira uma subida das temperaturas, que pode ser superior a 40 graus Celsius em algumas regiões de Portugal Continental, em especial do interior.
“Prevê-se que o anticiclone localizado a sudoeste da região dos Açores se desloque gradualmente para leste/nordeste, intensificando e estendendo-se gradualmente em crista para o Golfo da Biscaia a partir de dia 24, e eventualmente para a Europa Central a partir de dia 25 ou 26”, refere o IPMA em comunicado.

O instituto adianta que esta situação em “conjunto com uma região depressionária entre o norte de África e a Península Ibérica, origina sobre Portugal continental, o transporte de massas de ar quente e seco provenientes do interior da Península Ibérica, que a partir de dia 26 tendem a afetar igualmente o arquipélago da Madeira”.

Assim, prevê-se uma subida significativa da temperatura do ar a partir de quinta-feira, com valores de temperatura máxima acima de 30°C na generalidade do território do continente, devendo atingir 40°C em alguns locais, nomeadamente no interior da região Sul e no vale do Tejo.

A temperatura mínima deverá ultrapassar 20°C em alguns locais do interior, em particular na região sul, vale do Tejo e Beira Baixa.

A previsão aponta ainda para uma intensificação do vento na faixa costeira ocidental e nas terras altas a partir de quarta-feira, o qual será moderado a forte de norte/noroeste, por vezes com rajadas.

Foto de Arquivo LE

DD // SB
Lusa/Fim

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

VMER do Alentejo parada na noite de Natal por falta de médicos

Seis VMER, viaturas médicas de emergência e reanimação, estiveram paradas a 24 de Dezembro…