Várias associações culturais, entidades artísticas e artistas individuais juntaram-se no dia 15 de Junho para analisar  o estado  da arte da cultura em Elvas. O encontro motivou uma “longa e intensa conversa, cheia de sentimentos, dúvidas, receios, mas também de ambição e esperança”, dando origem a um manifesto conjunto, que pretende ser um contributo ativo para a melhoria e valorização do setor cultural elvense. 

Todos os que se juntaram apostam numa união concertada alicerçada num espírito de equipa com objetivos e ambições comuns que começa no estreitamento de boas relações institucionais, para todos juntos, trabalharem pela elevação da cultura em Elvas acreditando que é possível chegar “a um novo patamar, marcado pela qualidade e pelo orgulho em promover a cidade além-fronteiras”.

No texto, os signatários dirigem-se:

Ao Município de Elvas, a quem pedem “uma maior eficiência e reorganização nas áreas da promoção e estratégia cultural e artística”.

Às empresas locais, apelando a um “investimento mais robusto nas iniciativas culturais, nomeadamente através de mecanismos de mecenato”.

Às associações e entidades culturais, propondo “a criação de um Conselho Municipal de Cultura e o reforço da ligação entre organizações e comunidade.”

À comunicação social, pedindo o “desenvolvimento de mais ações de promoção e divulgação cultural, em articulação com as organizações do setor”.

Aos elvenses, em geral a quem dirigem “um apelo apertado para que abracem a cultura local, saiam de casa, explorem a cidade e descubram a riqueza artística e cultural que Elvas tem para oferecer — que vão além do simples entretenimento”.

Durante a reunião, além da aprovação do manifesto, foi também lançada a iniciativa “Arquipélago de Tertúlias”,  um evento de periodicidade mensal “dedicado à reflexão e conversa aberta sobre o estado da arte e da cultura em Elvas, no Alentejo e em Portugal. Este espaço pretende tornar-se uma referência no debate cultural local, promovendo o pensamento crítico, a cooperação e a partilha de ideias entre artistas, instituições e cidadãos”.

O manifesto já está disponível em:https://drive.google.com/file/d/1Y1GetxIbdhjcI3rhgAP-6nxHiQxFTTSZ/view?usp=sharing

Imagem ilustrativa

Musica nas Igrejas na Se de Elvas
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

“O Elvas” regressou aos triunfos frente ao Serpa

“O Elvas” conquistou domingo, dia 7 de Dezembro, uma importante vitória por 1-3 no terreno…