Pelas mãos entrelaçadas das Associações 7350, AIAR e Autores de Elvas, apoiadas pela Câmara Municipal, e diversos parceiros culturais, nasce no próximo dia 20 de Julho o projeto “Um Arquipélago de Tertúlias”.
Os organizadores explicam que a intensão é reunir nos próximos meses, em seis “ilhas culturais”, que são seis espaços emblemáticos da cidade de Elvas”, para pausar da aceleração quotidiana e “resgatar a empatia, a escuta ativa e o diálogo genuíno entre as pessoas”, convidando quem se quiser envolver, a participar num “espaço de liberdade para pensar dizer e refletir”.
A ideia está inspirada “nas ‘conversadeiras’ de casas antigas – bancos esculpidos junto a janelas que favoreciam a conversa”. O ”Arquipelago” é uma remasterização desse hábito popular, lançando um tema para cada encontro, que deverá promover o debate, mas acima de tudo servir de pretexto para juntar pessoas e incentivá-las a “compartilhar inquietações e caminhar juntos por territórios de pensamento”.
O público alvo são “todos os interessados – artistas, residentes, visitantes – embarquem connosco nesta viagem: seis encontros, seis “ilhas da conversa”, seis oportunidades de criar comunidade”.
“É hora de zarpar” é o tema do primeiro encontro, dia 20 de Julho, às 18h00, na Sociedade Instrução e Recreio.


