Dois projetos da Escola Secundária D. Sancho II, de Elvas vão marcar presença no Encontro Regional Centro-Sul da 11.ª edição do programa educativo tecnológico Apps for Good, que se realiza no próximo dia 1 de julho, a partir das 13h00, no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa. 

Através de soluções tecnológicas focadas no bem-estar social e na educação, os alunos desta escola alentejana mostram como a tecnologia pode ser uma poderosa aliada na transformação das comunidades.

No domínio do ODS 3 – Saúde de Qualidade, o projeto Entre Amigos destaca-se por ter sido cocriado com seniores para combater o isolamento social. A aplicação oferece uma interface intuitiva e simples, além de incluir um calendário de atividades e eventos comunitários, facilitando a participação ativa dos mais velhos na vida social local. O objetivo? Promover laços, combater o isolamento e criar mais comunidade.

Já no âmbito do ODS 4 – Educação de Qualidade, surge a aplicação Voz Ativa, uma ferramenta de prevenção e denúncia de bullying, pensada para criar um espaço seguro e confidencial para as vítimas. Com um chat com IA empática, vídeos educativos e funcionalidades de apoio emocional, a app propõe-se a quebrar o silêncio e educar através do digital, promovendo empatia, informação e ação entre os mais jovens.

Estes dois projetos estão entre os 55 a concurso no Encontro Regional Centro-Sul, representando escolas do ensino básico e secundário da Região Centro-Sul com soluções tecnológicas que enfrentam desafios reais como a saúde, educação, inclusão, sustentabilidade, erradicação da pobreza, inovação e crescimento económico.

O Apps for Good, que celebra este ano a sua 11.ª edição, é um programa educativo tecnológico promovido pelo CDI Portugal, que desafia alunos do 5.º ao 12.º ano, e os seus professores, a criarem ao longo de um ano letivo aplicações móveis que respondam a problemas concretos das suas comunidades. Desde o seu lançamento, o programa já envolveu mais de 28.000 alunos, 1.800 professores e mais de 700 escolas, que deram vida a milhares de ideias tecnológicas com propósito.

Para João Baracho, Diretor-Executivo do CDI Portugal, “o programa Apps for Good tem uma ligação muito direta com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, na medida em que procura capacitar jovens para criar soluções tecnológicas que atendam a problemas reais da sociedade e do meio ambiente. Ao proporcionar uma formação prática e inclusiva na área da tecnologia, o programa prepara os jovens para os desafios do século XXI, ajuda a diminuir desigualdades e promove inovação com responsabilidade. Trata-se de uma ferramenta prática e transformadora para a construção de um futuro melhor para todos.”

Os projetos vencedores deste Encontro Regional irão garantir lugar na Final Nacional do Apps for Good, agendada para setembro, onde competirão com os finalistas da Madeira e das Comunidades Portuguesas no Estrangeiro, dos Açores e do Encontro Regional do Norte, marcado para 4 de julho. Esta final reunirá os melhores projetos do país, reforçando o papel da juventude como motor da inovação social e digital em Portugal.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Rondão Almeida falha comemorações da Batalha das Linhas de Elvas por motivos de saúde

O presidente da Câmara Municipal de Elvas, Rondão Almeida, informou hoje, dia 12 de Janeir…