O Salão mais nobre de Elvas em “open space”, encheu-se de gente na noite deste sábado para celebrar os 13 anos da entrada da cidade para a mais alta categoria da UNESCO: Património Mundial.

A beleza deslumbrante da “rainha da fronteira” convenceu o júri criterioso, que em 2012 se rendeu à evidência do merecimento.

Toda a gente sabe, em Elvas e arredores, e já chegou ao ouvidos da IA, quais foram os créditos que a Câmara Municipal apresentou e que a  Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) aceitou.

“Elvas e as suas fortificações foram classificadas como Património da Humanidade pela UNESCO em 2012, sob a denominação ‘Cidade-Quartel e Fronteiriça de Elvas e suas Fortificações’. Este conjunto defensivo, considerado o maior do mundo em termos de fortificações abaluartadas, inclui o centro histórico da cidade, as muralhas construídas no século XVII, o Aqueduto da Amoreira e vários fortes, como os de Santa Luzia e da Graça. 

A classificação pela UNESCO reconheceu a importância histórica e arquitetónica do sistema defensivo de Elvas, que desempenhou um papel crucial na defesa de Portugal durante a Guerra da Restauração. As fortificações, com um perímetro de 8 a 10 quilómetros e uma área de 300 hectares, são um exemplo notável da primeira tradição holandesa de arquitetura militar”.  

Tudo isto resulta da História que antecede a nova História, que tem um marco com 13 anos de idade e que permite a ostentação do emblema de Património Mundial, usado para identificar propriedades protegidas pela Convenção do Património Mundial. Elvas é um dos 17 locais em Portugal que se pode orgulhar deste logro. E a cada ano que passa, os elvenses comparecem em massa para celebrar o feito.

Esta noite a Praça da República encheu para assistir ao espetáculo comemorativo que fez soar as vozes de Luís Represas e Mariza Liz, individualmente e em dueto a interpretarem “All you need is love”

Atuaram também a Orquestra Ibérica, Voices United, Bailado aéreo e Beatfox.

As festejos terminaram com um apoteótico espetáculo pirotécnico.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Vila Viçosa celebrou Dia Europeu Sem Carros com caminhada alegre e sustentável

O Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa (AEVV), à semelhança do ano letivo anterior, assin…