Este velho ditado português assenta que nem uma luva e vem na sequência da NÃO SUBIDA DE “O ELVAS” SAD À LIGA 3 DO FUTEBOL NACIONAL.
Uma verdadeira vergonha, incompreensível, inaceitável, inadmissível, inimaginável e intolerável, onde a culpa é só, e exclusivamente, da Administração da SAD e muito especialmente do seu Presidente.
Uma Administração que não tem experiência nem conhecimentos futebolísticos, que pouco ou nada percebe de Futebol, muito menos do Futebol Português, que nunca deu nenhumas provas de gestão em nenhuma SAD, é a única e exclusiva responsável pela não subida de “O ELVAS” à Liga 3, nesta época desportiva de 2024/2025.
Onde é que já se viu um TREINADOR ser despedido e toda a sua Equipa Técnica, quando faltavam apenas disputar 6 Jogos numa Liguilha de Subida, e que até ao momento tinha conseguido na época desportiva 2024/2025, apenas o seguinte:
1 – Ficar em 1.º lugar no Campeonato de Portugal, série C, com 65 pontos em 26 Jogos, (+ 16 pontos que o 2.º classificado), com 20 vitórias, 5 empates e 1 derrota, com 41 golos marcados e 10 sofridos.
2 – Levar “O ELVAS” a um feito histórico nunca atingido, aos 1/4 de final da Taça de Portugal, eliminando equipas da Liga 3, Liga 2 e até da 1.ª Divisão, com um Estádio cheio como há muito não víamos, a fazer-nos lembrar tempos do passado.
3 – Na época desportiva 2023/2024, ter conseguido o maior número de pontos de todos os clubes participantes, na 2.ª volta do Campeonato de Portugal, série D).
Qual a razão para o despedimento do treinador?
Há alguma coisa tão grave por parte do treinador que nós não sabemos?
Como é que se despede um treinador, por mail, no dia a seguir a uma grande vitória?
Não teria sido muito mais sensato e correto despedir o treinador no final da época?
Eu sei que são tudo perguntas sem resposta, porque uma empresa privada não tem que justificar nada do que faz, a não ser aos seus acionistas. Mas que algo de anormal se passou, não temos a menor dúvida.
Na Liguilha de Subida à Liga 3, nos 6 jogos disputados, fizemos apenas 5 pontos, com 1 vitória, 2 empates e 3 derrotas, com 6 golos marcados e 11 sofridos (mais 1 golo sofrido em 6 jogos do que nos 26 do Campeonato regular).
Uma palavra muito especial e de compreensão para o Treinador Bruno Dias e para toda a sua Equipa Técnica, (que não conheço), mas que reconheço que não tiveram a mínima ou qualquer responsabilidade por estes resultados.
Trabalharam como bons profissionais, competentes e sérios, mas o vosso trabalho era impossível dar frutos, com tudo o que aconteceu.
Quem anda no Mundo de Futebol há mais de 55 anos, (15 como Jogador e 40 como Dirigente), sabe que é difícil os “Milagres” acontecerem por acaso, têm que se procurar, com competência e boas decisões.
Voltando ao título deste artigo
1 – As NOZES
As Nozes foram estes magníficos adeptos, incansáveis, os simpatizantes, a claque, os associados e amigos deste nosso “O ELVAS” CLUBE ALENTEJANO DE DESPORTOS, que estiveram sempre a acompanhar a Equipa por esse País fora (como sempre o fizeram ao longo dos seus 78 anos), por isso somos “OS MAIORES DO ALENTEJO”.
As NOZES foram também as Equipas Técnicas e seus Staff, que passaram por este CLUBE nesta época desportiva e acima de tudo os nossos JOGADORES que deram o que podiam ter dado, que foram grandes profissionais, que souberam estar juntos e unidos nos momentos mais difíceis (foram muitos) e acima de tudo que souberam lutar, suar e honrar essa nossa Camisola de Glória Azul e Ouro.
As NOZES foram também os responsáveis em nome da LOYZO (que foram ainda administradores da SAD e depois marginalizados), que juntamente com uma CA criada para o efeito pelo CLUBE, depois de muitas negociações e trabalho de alguns meses, conseguiram negociar um acordo de princípios entre “O ELVAS” e a LOYZO, assinado em 15/08/2023 a que se deu o nome de “Acordo de Gestão Conjunta e Promessa de Constituição de Sociedade Anónima Desportiva” e que foi a base da Constituição de “0 ELVAS” FUTEBOL SAD.
2 – OS DENTES
São a Administração da SAD que tiveram todas estas NOZES sempre consigo e ao seu lado, mas que por sua própria incompetência, não as conseguiram nem souberam aproveitar da melhor forma.
Um Projeto grandioso para a Cidade de ELVAS, uma LOYZO imperial, grandiosa, a quem temos que louvar e agradecer, especialmente ao LORENZO CACI e ao OSMAN CIZMECI, sim porque são eles o rosto dos acionistas desta SAD, são eles que nos merecem respeito, consideração e agradecimento pelo que estão a fazer por esta CIDADE e por este CLUBE e a quem solicitamos que tomem as medidas acertadas, para um maior engrandecimento e resultados positivos de tão magnífico PROJETO.
Ao Presidente da SAD, quero-lhe dizer que não seja indelicado e saiba falar para com as pessoas que têm uma vida ligada ao CLUBE, que Dinheiro é importante, mas não é tudo num CLUBE DE FUTEBOL, está sempre com o dinheiro e aos gritos debaixo da língua e como se viu nesta época desportiva, para que é que serviu tanto dinheiro?
A SAD de “O ELVAS” está com certeza nos 5 maiores orçamentos de todos os Clubes participantes no Campeonato de Portugal 2024/2025, infelizmente, desportivamente para nada valeu.
Quero para terminar, também dizer-lhe Sr. Presidente da SAD, que Respeite e Honre o passado deste CLUBE, que temos uma História linda de 78 anos, para si tudo o que é passado nada presta, nada vale, só o seu protagonismo, vaidosismo e trabalho é que é válido positivamente.
Cumpra sempre o PROTOCOLO assinado em 07/02/2024, entre a CAD e a SAD.
Respeite os antigos, os “VIDIGAL”, os “SERENO”, os SOARES e todos aqueles Atletas, Dirigentes e Amigos que fizeram História neste CLUBE e que muito deram ao nosso querido “O ELVAS CLUBE ALENTEJANO DE DESPORTOS”.
José Eduardo Gonçalves (Bi)
