A Unidade de Cuidados na Comunidade de Arronches está preocupada com o impacto do calor na saúde dos mais velhos, a faixa etária com particular vulnerabilidade aos efeitos do tempo quente.
Com o aproximar de dias tórridos, os responsáveis pela saúde no concelho não desvalorizam os alertas da Organização Mundial da Saúde, que lembram a prevalência de ondas de calor cada vez mais frequentes, intensas e prolongadas, representando um risco significativo para a saúde pública.
Estas condições extremas agravam doenças cardiovasculares, respiratórias, metabólicas e psicológicas. A exposição excessiva ao calor ou a permanência prolongada em ambientes com temperaturas elevadas pode provocar desidratação e, em casos mais graves, levar à necessidade de cuidados hospitalares.
Para acautelar os efeitos nocivos das temperaturas altas, a Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Arronches, em parceria com alunas do 4.º ano do curso de Enfermagem, promoveu uma sessão informativa dirigida aos alunos da Academia Senior de Arronches.
Cerca de 20 alunos foram ouvir as orientações e os alertas para os principais comportamentos de risco associados ao calor e para os cuidados a adotar durante os dias mais quentes. Entre os temas abordados, destacou-se a importância de uma alimentação adequada, a hidratação regular e outras medidas preventivas para garantir o bem-estar nesta época do ano.

