Amanhã, 31 de Maio, o concelho de Alandroal protagoniza  uma dupla celebração: a inauguração da requalificação da Fortaleza da Juromenha, com o surgimento de um novo Centro Interpretativo, e o arranque oficial do projeto 5G.RURAL, que torna o município o primeiro do país a receber esta transformação digital.

O projeto 5G.RURAL é uma inovação tecnológica que pretende implementar uma rede de comunicações  de última geração em territórios rurais, promovendo inclusão digital, coesão territorial e desenvolvimento económico. A primeira antena é inaugurada neste dia histórico para o concelho, e vai possibilitar o acesso a serviços inteligentes nas áreas de saúde, educação, turismo, agricultura, arte e cultura. A NOS é o primeiro operador a aderir ao modelo de infraestrutura “Neutral Host”.

Há um programa cultural neste dia tão importante para Alandroal que inclui um Concerto-Palestra do maestro Martim Sousa Tavares, transmitido em tempo real via 5G para a aldeia de Pias. Realiza-se também a iniciativa “Sons do Rio”, que conta com um intervenção artística de Mário Lopes inspirada no Guadiana. É ainda feito  o lançamento da primeira Carrinha Itinerante da Cultura dst, que levará arte e cultura às aldeias do concelho.

A requalificação da Fortaleza da Juromenha, integrada no Programa Revive, visa preservar o património e potenciar o turismo. O novo Centro Interpretativo, com recurso a 5G e realidade aumentada, oferece uma experiência interativa e imersiva aos visitantes.

O presidente Câmara, João Grilo, já qualificou a ocasião como um “momento histórico” que junta tecnologia e preservação do património, projetando o Alandroal como “um concelho de passado, presente e futuro”.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Alunos da Universidade Sénior de São Vicente e Santa Eulália foram celebrar o São Martinho a Estremoz

Os alunos da disciplina de Música da Universidade Sénior de São Vicente e Santa Eulália ce…