Os Núcleos Locais da Garantia para a Infância (NLGPI) do Norte Alentejo reuniram quinta-feira, dia 22 de Maio, no auditório da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA).

Esta reunião contou com a presença da coordenadora da Garantia para a Infância, técnicos e autarcas dos Municípios do Norte Alentejo, sendo o seu objectivo monitorizar e acompanhar situações específicas de cada concelho e do processo de implementação e desenvolvimento da Garantia para a Infância no território.

De referir que o Plano de Acção da Garantia para a Infância (PAGPI) 2022-2030 visa assegurar a concretização da Recomendação (UE) 2021/1004 do Conselho, de 14 de Junho de 2021, tendo como objectivo prevenir e combater a pobreza infantil, que está assente em quatro pilares fundamentais de intervenção e 12 objectivos estratégicos.

A intenção é prevenir e combater a exclusão social e garantir o acesso das crianças e dos jovens em situação de pobreza a um conjunto de serviços essenciais, promovendo a igualdade de oportunidades e os direitos das crianças e dos jovens.

A construção deste plano de acção contou com a participação de várias entidades públicas e da sociedade civil, personalidades, parceiros sociais e do sector social, bem como das próprias crianças e jovens.

A CIMAA tem assumido, desde o início, um compromisso com a Garantia para a Infância, ao formalizar o memorando de compromisso com esta coordenação nacional, cooperando de forma significativa para a concretização de acções mais eficazes e abrangentes junto das crianças em risco de pobreza e exclusão social na região.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Emergência em Vila Viçosa exige transporte aéreo para Lisboa

Hoje, pelas 12h49, os Bombeiros de Vila Viçosa foram acionados pelo CODU para prestar auxí…