A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu recentemente 6.000 queijos de ovelha curados, produzidos com leite cru, na sequência da detecção de bactérias perigosas para a saúde humana.

A intervenção foi conduzida pela Unidade Regional do Sul – Unidade Operacional XI (Évora), com a colaboração da Brigada Especializada de Indústrias, no concelho de Borba.

A ação teve por base resultados laboratoriais provenientes do Laboratório de Segurança Alimentar da ASAE, que confirmaram a presença das bactérias Escherichia coli STEC e Salmonella spp., agentes microbiológicos com potencial para causar graves infeções alimentares.

Resultados da Acção

Apreensão de 6.000 queijos, incluindo os lotes contaminados, agora destinados a destruição;

Apreensão cautelar de outros lotes suspeitos, que serão submetidos a análises laboratoriais adicionais;

Instauração de um processo crime por suspeita de comercialização de géneros alimentícios avariados.

Esta intervenção decorreu após colheitas realizadas no âmbito do Plano Nacional de Colheita de Amostras da ASAE, instrumento de vigilância dos produtos alimentares colocados no mercado que visa assegurar a segurança alimentar e a proteção da saúde pública.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

COLETIVO SODA: Vila Boim homenageia Vicente Besugo com exposição de pintura infantil

No próximo dia 4 de outubro, pelas 11h30, será inaugurada, no salão do Centro Cultural de …