A presença do Alentejo na EXPO OSAKA 2025 arrancou na passada quinta-feira, 9 de maio, com um conjunto de ações culturais e institucionais que destacam a riqueza patrimonial e os laços históricos entre Portugal e o Japão, numa iniciativa promovida pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDR Alentejo).
O primeiro dia foi marcado pela inauguração oficial da presença alentejana, num momento que contou com a presença da vice-presidente Carmen Carvalheira, e dos representantes institucionais da comitiva portuguesa. A cerimónia reforçou a importância da diplomacia cultural e da projeção internacional do Alentejo.
Um dos momentos centrais foi a atuação do Rancho de Cantadores da Aldeia Nova de São Bento, que levou o Cante Alentejano (património imaterial da humanidade) ao coração da exposição mundial.
Ao longo do dia, os visitantes do Pavilhão de Portugal tiveram acesso a uma programação contínua que incluiu a exposição de réplicas dos papéis dos Biombos Namban do século XVI, restaurados em 2015 com o apoio do Japão e sob a orientação do Professor Gengiro Ito, e com acompanhamento técnico da Direção da Biblioteca Pública de Évora.
Foi também apresentada a mostra do livro “Do Japão para o Alentejo”, da autoria do historiador Tiago Passão Salgueiro, Vice-Presidente do Município de Vila Viçosa, que aprofunda a importância da Missão Tensho como elo histórico entre as duas culturas.
A programação inclui ainda a exposição do Património Cultural Imaterial do Alentejo inscrito na lista representativa da UNESCO, como a Arte Chocalheira de Alcáçovas, os Bonecos de Estremoz, as Festas do Povo de Campo Maior e o Cante Alentejano.
Simultaneamente, foi inaugurada a exposição “EXPO OSAKA NO ALENTEJO”, na Biblioteca Pública de Évora, que estará patente até 13 de outubro. A mostra reúne réplicas dos Papéis do Biombo de Évora, documentos produzidos em Osaka entre 1583 e 1587, que testemunham os primeiros contactos entre portugueses e japoneses e sublinham a herança partilhada entre as duas culturas.
Relembrar que o Alentejo integra a programação do Pavilhão de Portugal, cujo tema é “Ocean, The Blue Dialogue”. O espaço oferece uma experiência multimédia imersiva que explora o oceano como recurso vital e ponto de união entre Portugal e Japão — evocando os quase 500 anos de relações entre os dois países, agora renovadas através de encontros culturais, científicos e empresariais.
A participação do Alentejo é organizada pela CCDR Alentejo em parceria com os municípios de Évora, Estremoz, Campo Maior, Vila Viçosa e Viana do Alentejo, e com o apoio da CIMBAL, ERTA, ARPTA, ADRAL, Associação Évora 2027, Universidade de Évora e Biblioteca Nacional de Portugal/Biblioteca Pública de Évora.


