A Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo celebrou com entusiasmo o destaque alcançado pelos destinos na edição de 2025 dos Prémios “Guia Boa Cama Boa Mesa”, promovidos pelo jornal Expresso, que há mais de 20 anos premeia o que de melhor se faz no turismo nacional.

A diversidade, autenticidade e qualidade da oferta turística do Alentejo e Ribatejo foram reconhecidas com distinções atribuídas a sete unidades hoteleiras, dois restaurantes e um projeto de sustentabilidade, reforçando o prestígio crescente da região no panorama nacional e internacional.

No setor da restauração, merece destaque o restaurante ÒBalcão, em Santarém, distinguido com o prestigiado Garfo de Ouro. Liderado pelo chef Rodrigo Castelo, uma das figuras mais influentes da nova cozinha portuguesa, o ÒBalcão é reconhecido pelo seu trabalho consistente de valorização da gastronomia ribatejana, com especial foco na utilização criativa de produtos autóctones, como o peixe do rio. A cozinha de autor, aliada à forte identidade regional, faz do ÒBalcão uma referência obrigatória para os apreciadores da boa mesa. A região do Alentejo foi distinguida com o Garfo de Prata, atribuída ao Restaurante Herdade do Esporão, em Reguengos de Monsaraz, que se distingue pela sua abordagem sustentável, criativa e profundamente enraizada na tradição gastronómica alentejana.

No alojamento, foram atribuídas duas exclusivas Chaves de Platina à Herdade da Malhadinha Nova (Beja) e ao São Lourenço do Barrocal (Reguengos de Monsaraz), reconhecendo a excelência e sofisticação das experiências que oferecem, desde o enoturismo de elevada qualidade até à integração harmoniosa com a paisagem.

As Chaves de Ouro foram conquistadas pela Quinta da Comporta e o Sublime Comporta, em Grândola, e pelo Torre de Palma Wine Hotel, em Monforte, todos reconhecidos pela elegânciaarquitetónica, compromisso ambiental e experiências diferenciadoras.

Com Chave de Prata, destacaram-se ainda a Herdade do Sobroso, na Vidigueira, e o L’and Vineyards, em Montemor-o-Novo, ambas aliando conforto de excelência a um profundo respeito pelas raízes culturais e vínicas do Alentejo.
O prémio de Sustentabilidade – Cama foi atribuído ao Craveiral Farmhouse, em Odemira, um projeto que tem vindo a afirmar-se como exemplo de turismo regenerativo, com práticas ambientais responsáveis, envolvimento comunitário e uma visão integradora entre hospitalidade, agricultura e natureza.

Segundo o Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Santos, “Este reconhecimento é um testemunho do trabalho árduo e da dedicação dos nossos profissionais do turismo. A excelência dos nossos hotéis e restaurantes, aliada ao compromisso com práticas sustentáveis, posiciona o Alentejo e o Ribatejo como destinos de referência. Continuaremos a promover e a apoiar iniciativas que elevem ainda mais a qualidade da nossa oferta turística.”

Com uma oferta que vai do turismo de natureza ao luxo, da gastronomia tradicional à inovação culinária, o Alentejo e o Ribatejo consolidam-se como destinos de eleição, refletindo a autenticidade, diversidade e hospitalidade que os tornam únicos em Portugal.

Foto de Arquivo LE

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Emergência em Vila Viçosa exige transporte aéreo para Lisboa

Hoje, pelas 12h49, os Bombeiros de Vila Viçosa foram acionados pelo CODU para prestar auxí…