Segundo os mapas de previsão meteorológica da Meteored, a partir de quinta-feira, 8 de maio, a chuva deverá tornar-se mais frequente e generalizada em Portugal continental, após dois dias marcados por tempo estável.

Nesta quarta-feira o território nacional apresenta céu geralmente limpo e apenas algumas nuvens de média e alta altitude. Ainda assim, existe uma pequena possibilidade de aguaceiros fracos e dispersos em zonas do interior Norte, Centro e Alto Alentejo.

O cenário muda a partir de quinta-feira (8) e sexta-feira (9), com chuvas mais intensas e frequentes, podendo ser acompanhadas de granizo e trovoadas, sobretudo nas regiões Norte e Centro. Este tipo de precipitação convectiva tenderá a ser mais expressivo e persistente.

Para o dia 10 de Maio (sábado), espera-se novo episódio de precipitação, mais concentrado na Região Norte, sendo pouco provável a sul do rio Douro. Já domingo (11) poderá ser marcado por aguaceiros moderados a fortes, devido à atuação de sistemas de baixas pressões tanto a norte da Península Ibérica como a sul do Algarve, afetando principalmente áreas a norte da Cordilheira Central, nomeadamente nas Serras da Lousã, Açor e Estrela.

Está ainda prevista uma descida acentuada da temperatura máxima, com especial incidência na quinta-feira, e ventos predominantes de Oeste, embora possam soprar de Leste na Região Norte.

De acordo com esta previsão, a região Norte Alentejo não deverá ser visitada pela chuva, havendo apenas a probabilidade de aguaceiros fracos, pontuais. As temperaturas não deverão sofrer grandes alterações, sendo esperada uma ligeira subida a partir de domingo, dia 11 de Maio.

Primavera instável: o que explica esta variabilidade?

A instabilidade meteorológica observada deve-se a um padrão de bloqueio atmosférico, com uma vasta área de altas pressões centrada sobre as Ilhas Britânicas. Este fenómeno favorece a formação de bolsas de ar frio e depressões em altitude, responsáveis pelos aguaceiros e trovoadas previstos.

Este comportamento atmosférico é típico da primavera, estação de transição entre o inverno e o verão, caracterizada por uma grande dinâmica atmosférica e pela instabilidade da corrente de jato polar.

Foto: Meteored

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Sismo registado no sul do País

Um sismo de magnitude 3.3 (Richter), cujo epicentro se localizou a cerca de 50 quilómetros…