Decorreu esta manhã na Aula Magna, em Lisboa, a Cerimónia de Assinatura do  Contrato de Financiamento que permitirá a implementação de uma Unidade de Cuidados Continuados em Campo Maior.

O financiamento envolve  verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), alocadas ao reforço da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (UCCI).

O documento foi assinado pelo Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior, José Jorge Pereira, e um representante do Governo de Portugal, na presença do  Vice-Presidente do Município campomaiorense, Paulo Pinheiro, do Ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, da Secretária de Estado da Gestão da Saúde, Cristina Vaz Tomé, e do Presidente do Concelho Diretivo da ACSS, André Trindade.

O projeto prevê a recuperação e reconversão do edifício da antiga Escola Básica 2 de S. João Batista numa UCCI e conta com o apoio técnico e financeiro da Câmara  de Campo Maior que, numa primeira fase, cedeu o referido imóvel à SCMCM através de um contrato de comodato.

A partes envolvidas são unânimes em considerar que “a  criação de uma UCCI no concelho de Campo Maior reveste-se de particular importância, não só pela resposta direta às necessidades da população envelhecida, como pelo contributo que dá para a coesão social e o desenvolvimento local”. A infraestrutura  vai “garantir um acompanhamento contínuo e humanizado a utentes em situação de dependência temporária ou permanente, promovendo a recuperação e a melhoria da qualidade de vida”. Outros dos objetivos é aliviar o peso sobre os serviços hospitalares e toda a rede familiar de apoio.

A Câmara de Campo Maior considera que a UCCI vai desempenhar “um papel fundamental na promoção da saúde pública e no fortalecimento da rede de cuidados de proximidade no nosso concelho e região”.

Salientou também o aproveitamento “do edifício devoluto do antigo ciclo preparatório, o que irá resultar na dinamização e na reconversão daquela zona da vila, um claro exemplo de reabilitação urbana e de sustentabilidade”.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Comando Distrital de Portalegre da PSP alerta para utilização indevida de artigos de pirotecnia da Noite da Passagem de Ano

A poucas horas da transição de 2025 para 2026, preparam-se os festejos. As várias manifest…