O Município de Monforte está a promover a criação do “Centro de Interpretação do Património Imaterial – António Sardinha” (CIPI-AS), um novo núcleo cultural que visa a investigação, interpretação, divulgação e salvaguarda das manifestações culturais imateriais das comunidades locais. Esta iniciativa envolve as freguesias de Assumar, Monforte, Santo Aleixo e Vaiamonte.

Durante uma aula de História na Universidade Sénior de Monforte, realizada no auditório do CEFUS, Sofia Lapa, responsável pelo projecto, apresentou o avanço deste importante projecto cultural. A investigadora anunciou que está concluída a fase que define os elementos necessários à implementação do Centro Interpretativo, incluindo o projecto arquitectónico para a requalificação do Edifício “Casa António Sardinha”, localizado na Rua Dr. António Sardinha, que contará com dois pisos totalmente adaptados para as exposições e equipamentos culturais.

Duas exposições permanentes serão destaque no novo Centro. A primeira será dedicada à figura de António Sousa Sardinha, poeta e pensador natural de Monforte que habitou o edifício. A segunda recriará a histórica “Loja do Sr. Meira”, um estabelecimento comercial de referência que funcionou entre 1937 e 2001 no piso térreo do mesmo edifício. Esta exposição incluirá o mobiliário original do antigo comércio, proporcionando uma autêntica viagem ao passado.

Sofia Lapa apelou à colaboração da comunidade para enriquecer a museografia da “Loja do Sr. Meira”. Solicitou a doação de objectos como candeeiros a petróleo, fogões, calçado, tecidos, cachimbos, dedais, fotografias antigas, cartazes publicitários e embalagens de produtos da época.

O Edifício Sede do CIPI-AS incluirá ainda uma sala dedicada à “Poesia e à Música”, em homenagem a António Sardinha e ao Professor Huberto Maas, uma zona de exposições temporárias, um espaço polivalente denominado “Saber-Fazer” para oficinas de património imaterial, uma cabina de audição e gravação de áudio e um gabinete de estudos.

A sessão contou com a presença do professor José Inácio Militão, alunos da Universidade Sénior, o coordenador da instituição, Manuel Pedras, bem como o presidente da Câmara Municipal de Monforte, Gonçalo Lagem.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Rogério Silva (ex presidente de Fronteira) homenageado pelo PSD recorda “a maior honra” da sua vida em balanço do mandato

O Partido Social Democrata (PSD) realizou recentemente uma cerimónia de homenagem aos auta…