O homem de 35 anos, que tentou fugir ao fim da tarde desta quinta-feira, 6 de Março, do Estabelecimento Prisional de Elvas (EPE), mas foi recapturado 30 minutos depois, está agora numa cela separada à espera da punição disciplinar.

O recluso trabalhava na cozinha da prisão e “estava a ajudar a transportar as refeições de uma carrinha, estacionada dentro do perímetro da cadeia, para a copa da prisão e, mesmo vigiado por alguns guardas, correu em direção ao muro, subiu pela grade e ultrapassou a vedação que, no total, terá cerca de dois metros de altura e não está protegida por arame farpado ou outro tipo de mecanismo de segurança”.

O Jornal de Notícias avança também que “o presidiário continuou a correr em direção ao centro da cidade e foi perseguido por um guarda e um chefe prisional”: “A fuga estendeu-se por cerca de 30 minutos, ao fim dos quais os elementos da Guarda Prisional interceptaram o fugitivo, junto ao Estádio” d’ O Elvas.

O indivíduo está detido há cerca de dois anos, por tráfico de droga, e estará também a enfrentar um segundo processo, por violência doméstica, sendo que esta é a segunda vez que está preso.

Hermínio Barradas, presidente da Associação Sindical de Chefes da Guarda Prisional, refere que a fuga “resultou “do edificado desadequado ao perfil dos reclusos atuais e à falta de guardas prisionais”.

Nesta quinta-feira, a cadeia de Elvas estava com efectivo mínimo para garantir a segurança do estabelecimento prisional.

“Esta cadeia está classificada como sendo de segurança alta, tem 160 reclusos e uma sobrelotação de 120%. Tem ainda 38 guardas ao serviço, mas oito deles estão de baixa médica longa”.

O dirigente explica também que “um muro com cerca de metro e meio de altura, e uma grade que eleva a vedação aos dois metros, é a única segurança existente”.

A Associação Sindical de Chefes da Guarda Prisional tinha alertado, já no decorrer desta semana, “para a possibilidade de fugas, devido à falta de condições das cadeias portuguesas”.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

VMER do Alentejo parada na noite de Natal por falta de médicos

Seis VMER, viaturas médicas de emergência e reanimação, estiveram paradas a 24 de Dezembro…