Na altura em que escrevo este texto faltam escassas horas para a estreia na TVI da novela “A Protegida”. Não posso, por isso, tecer qualquer juízo de valor em relação ao produto televisivo que agora chega a casa dos telespectadores nos serões dos cinco dias úteis da semana.

No entanto, espero e acredito que esta nova aposta da televisão de Queluz de Baixo venha a registar boas audiências ao longo dos próximos meses. Isto porque, como por certo a esmagadora maioria dos leitores saberá, Elvas também é protagonista da novela, já que é na nossa cidade que decorre uma parte substancial da história.

Como aqui referi na edição transacta, ainda que apenas de passagem, há muito que defendo a escolha da nossa cidade para cenário de um registo com estas característica como formato ideal para lhe dar visibilidade e promover a nível turístico numa dimensão nacional. Para corroborar o que acabei de escrever bastará olhar para o impulso no número de visitantes que a vizinha cidade de Estremoz conheceu a propósito da novela “Belmonte”, emitida também pela estação de Queluz de Baixo.

Mesmo sem estar em poder dos valores envolvidos no apoio do Município à produção de “A Protegida”, atrevo-me a dizer que ficarão bem abaixo daqueles que são praticados nas campanhas publicitárias. Com a vantagem acrescida de, ao contrário destas últimas, a exibição de uma novela televisiva se estender por vários meses e com audiências que podem chegar à fasquia do milhão de espectadores diários.

Estou francamente expectante para ver de que forma Elvas vai ser retratada na novela da TVI. Ainda assim, a julgar pelos teasers e trailers que têm vindo a ser divulgados antecipadamente, tenho um bom feeling relativamente às imagens que têm vindo a ser nas últimas semanas, com destaque para os takes aéreos do Forte da Graça e outros espaços patrimoniais emblemáticos da cidade que é Património Mundial desde 2012.

Todavia, não tenhamos ilusões que este cartão de visita que será “A Protegida” irá assumir-se, por si só, como panaceia para as lacunas que existem na promoção turística de Elvas. A montante a novela fará por certo o seu caminho, mas a jusante a palavra caberá sempre aos elvenses, nomeadamente ao poder local e ao tecido empresarial.

Numa coisa julgo estarmos de acordo: Elvas sabe receber. E, também por isso mesmo, acredito que os actores de “A Protegida” irão ser daqui em diante excelentes embaixadores da cidade, o que não é despiciendo quando falamos de nomes que são referências a nível nacional, como Maria do Céu Guerra, Alexandra Lencastre, Paulo Pires e Diogo Morgado.

Em síntese, reforçando tudo o que antes ficou escrito, acredito plenamente que a novela em exibição na TVI desde a passada segunda-feira vai assumir um papel assaz importante para “vender” Elvas no mercado turístico nacional. Tudo isto graças à “sagrada protecção” do pequeno ecrã.

Artigo publicado na edição impressa de 20 de Fevereiro

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Fronteira: Santuário de Nossa Senhora da Vila Velha acolhe Missa de Acção de Graças

O Santuário de Nossa Senhora da Vila Velha, no concelho de Fronteira, vai acolher, no dia …