O Bloco de Esquerda do Distrito de Portalegre sofreu uma perda de 73 dos seus aderentes, incluindo todos os membros da Comissão Coordenadora Distrital e das concelhias em funções.
A decisão foi comunicada segunda-feira, dia 17 de Fevereiro, num documento enviado à Direção Nacional do partido, onde os aderentes justificaram a sua saída devido “ao caminho que o partido tem vindo a prosseguir, na constante violação da sua democracia interna, bem como na forma como tratou e lidou com o Bloco de Esquerda do Distrito de Portalegre”.
A demissão é vista pelos ex-aderentes como uma decisão dolorosa. “É com grande mágoa que assumimos a decisão de nos demitirmos de um partido que foi em tempos a esperança e uma referência em termos de ética e de moral política e que os últimos casos vindos a público sobre despedimentos das e dos, suas e seus funcionarias/os, nos veio acentuar mais a descrença no Bloco de Esquerda”.
Apesar da saída, os ex-aderentes afirmam que continuarão a lutar pelas causas nas quais sempre acreditaram, embora fora da estrutura do Bloco de Esquerda. “Continuamos a ser os/as mesmos/as homens e mulheres, ativistas de todas as lutas, das quais não desistimos, podendo nos encontrarmo-nos no decorrer dessas lutas”, concluem.
