A movimentação de animais de Portugal para Espanha é permitida, independentemente da origem da exploração, avançou a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) num esclarecimento a propósito da língua azul.
“Face às dúvidas manifestadas pelos operadores económicos nacionais que efetuam movimentação de animais para Espanha, informa-se que foi […] comunicado por esta direção-geral às OPSA [Organizações de Produtores para a Sanidade Animal] que estes movimentos se podem efetuar”, lê-se num esclarecimento da DGAV. 
Esta movimentação pode ser feita sem qualquer restrição e independentemente da localização da exploração de origem.
Na quinta-feira, o Ministério da Agricultura e Pescas anunciou um apoio de oito milhões de euros, através do Plano de Desenvolvimento Rural 2020 (PDR2020), aos produtores afetados pela língua azul e pelas tempestades Kirk e Dana em 2024.
O vírus da língua azul já matou mais de 37.000 ovinos e afetou 1.800 explorações, num total de 118.607 infetados, segundo dados da DGAV enviados à Lusa no início do mês.
Estes dados refletem apenas as notificações recebidas por esta direção-geral, pelo que os números podem ser ainda superiores.
O Governo financiou 385.050 doses de vacina contra o serotipo três do vírus da língua azul, num montante que ultrapassa os 982.318 euros, sobretudo para os distritos de Portalegre, Évora, Beja e Castelo Branco.
Para financiar a vacinação, o Governo alocou um milhão de euros, no ano passado, às organizações de produtores.
No total, os custos da aquisição da vacina contra o serotipo três da língua azul foram pagos a 34 organizações. 
Em dezembro de 2024, o parlamento aprovou um projeto de resolução do PS para uma campanha de vacinação contra a doença da língua azul.
No mesmo mês, foi detetado o serotipo oito do vírus da língua azul em bovinos no distrito de Portalegre.
Portugal continental foi afetado pelos serotipos três e quatro do vírus da língua azul desde outubro. Os Açores e a Madeira estão livres desta doença.
A vacinação dos ovinos reprodutores adultos e dos jovens destinados à reprodução, bem como dos bovinos, é obrigatória contra os serotipos um e quatro do vírus da língua azul.
A DGAV fornece a vacinação obrigatória às OPSA.
A febre catarral ovina ou língua azul é uma doença viral, de notificação obrigatória, que afeta os ruminantes e não é transmissível a humanos.

PE (MPE) // CSJ
Lusa/Fim

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Obra do bloco operatório do Hospital de Santa Luzia prossegue dentro dos prazos previstos

A Câmara Municipal de Elvas reuniu esta quarta-feira, dia 3 de Maio, com o Conselho de Adm…