A Força Aérea recebeu os últimos componentes do simulador da aeronave KC-390, que será instalado em Beja e deverá estar totalmente operacional em junho, anunciou hoje o ramo.
Este simulador, que é uma “autêntica réplica” do cockpit do avião KC-390, vai ser instalado na Base Aérea N.º 11, em Beja, nas instalações da Esquadra 506 – “Rinocerontes”.
“Neste momento decorre a montagem dos componentes, prevendo-se que os trabalhos estejam concluídos até ao final do primeiro trimestre de 2025. Segue-se depois um período de aceitação, estimando-se que o simulador esteja totalmente pronto a operar em junho”, lê-se no comunicado enviado pelo ramo.
Este simulador garante que quase todos os voos de treino e qualificação sejam realizados sem recurso às aeronaves, o que vai permitir “uma maior racionalização de recursos, nomeadamente combustível e menor desgaste das aeronaves, e uma maior disponibilidade para a concretização de missões operacionais e de treino, para além dos benefícios ambientais”.
“Através deste simulador, será possível à Força Aérea treinar as tripulações de KC-390 em todas as circunstâncias, com relevância para as simulações de emergências”, acrescenta o ramo.
O KC-390 é um avião de transporte militar multifacetado, com valências que vão desde o combate a incêndios florestais, a realização de operações de busca e salvamento, evacuações médicas e missões de ajuda humanitária.
Em 2019, Portugal acordou adquirir à brasileira Embraer cinco aeronaves KC-390 e um simulador, tendo já sido entregues duas, com o objetivo de substituir os Hercules C-130, por um valor de 850 milhões de euros.
No âmbito deste processo foram introduzidas modificações à aeronave para a adequar aos requisitos estabelecidos pelas alianças das quais Portugal faz parte, nomeadamente a NATO, Nações Unidas e União Europeia.
Estas modificações, certificadas pela Autoridade Aeronáutica Nacional, fazem com que as aeronaves possam ser adquiridas por outros países com lucro para o Estado português.
 
ARL // SF
Lusa/Fim

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Menino de 11 anos ferido num acidente em Monforte

Oito operacionais, auxiliados por quatro viaturas, ambulâncias de Alter do Chão, Arronches…