O mês de Dezembro de 2024 foi o 8.º Dezembro mais quente desde 2000 em Portugal Continental, além de extremamente seco em relação à precipitação, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O valor médio da temperatura do ar no último ano, de 10,26 graus celsius (°C), foi 0,45 °C superior ao valor da normal 1981-2010 e o valor médio da temperatura máxima do ar, de 15,16 °C, foi o sétimo valor mais alto desde 1931, segundo os dados do IPMA.

O valor médio da temperatura mínima do ar, de 5,35 °C, foi 0,53 °C inferior ao valor normal.

Dezembro de 2024 foi o mais seco desde 1931, com um total de precipitação de 15,9 mm, que corresponde a apenas 12% do valor médio 1981-2010.

O instituto verificou um aumento da área em seca meteorológica, que se estendeu a toda a região Sul e a alguns distritos da região Centro (Lisboa, Santarém e Setúbal), e colocou a região litoral Sul (Alentejo e Barlavento Algarvio) na classe de seca moderada.

No final de Novembro, apenas 55% do território de Portugal Continental estava em seca meteorológica (classe de seca fraca e moderada), alertou.

Durante quase todo o mês de Dezembro não se registou precipitação significativa, excepto no dia 18, na região Norte. Alguns locais do interior Centro e do Alentejo registaram totais mensais inferiores a cinco milímetros (o equivalente a cinco litros por metro quadrado) de precipitação.

VP // JMR
Lusa

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

“O Elvas” regressou aos triunfos frente ao Serpa

“O Elvas” conquistou domingo, dia 7 de Dezembro, uma importante vitória por 1-3 no terreno…