Com o objetivo de promover a criação de emprego e o mico empreendedorismo no Alentejo Litoral o Programa Regional do Alentejo 2021-2027 (Alentejo 2030) anunciou a abertura do aviso de concurso Apoio ao Empreendedorismo – Fundo para uma Transição Justa (FTJ).

Com uma dotação indicativa de 1,5 milhões de euros, financiada a 100% pelo Fundo para uma Transição Justa (FTJ), este aviso destina-se a apoiar iniciativas locais de mico empreendedorismo alinhadas com o Plano Territorial de Transição Justa – Alentejo Litoral.

São elegíveis operações que promovam a criação ou expansão de microempresas, com investimento e criação de emprego e a criação de postos de trabalho, com especial foco na criação do próprio emprego (sócios-gerentes a tempo inteiro e remunerados) por trabalhadores diretamente ou indiretamente afetados pelo encerramento da Central Termoelétrica de Sines, e em contratos de trabalho a tempo inteiro e sem termo com trabalhadores afetados pelo encerramento da Central Termoelétrica de Sines ou outros trabalhadores desempregados/inativos, desde que igualmente afetados por esta situação.

O aviso destina-se exclusivamente a microempresas, conforme a Recomendação nº 2003/361/CE da Comissão, de 6 de maio. (Prestadores de serviços ou profissionais liberais não são elegíveis para este apoio).

A área de intervenção abrange a Região NUTS III – Alentejo Litoral, sendo que a elegibilidade geográfica será verificada com base na localização dos postos de trabalho e do estabelecimento estável associado à atividade.
As candidaturas decorrem em duas fases:

1ª Fase: De 19 de dezembro de 2024 até 28 de fevereiro de 2025 (18h).

2ª Fase: De 1 de março de 2025 até 30 de abril de 2025 (18h).

Os interessados podem consultar os critérios de elegibilidade e submeter as candidaturas através do portal oficial do Alentejo 2030, onde estão disponíveis informações detalhadas e orientações técnicas.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Xadrez português em missa pela alma de Maria Inês, jovem de Estremoz

Maria Inês Oliveira Caeiro, de 29 anos, natural de Estremoz, destacou-se no xadrez a nível…