Entre os dias 21 e 26 de dezembro, o estado do tempo em Portugal Continental vai ser influenciado por um anticiclone, localizado a nordeste dos Açores e deslocando-se para a Europa a partir do dia 24.

Assim, prevêem-se dias de céu geralmente limpo, apresentando temporariamente alguma nebulosidade, em especial na região Norte no domingo. O vento será fraco a moderado de norte, soprando temporariamente forte e com rajadas na faixa costeira e nas terras altas domingo, dia 22, e segunda-feira, dia 23, rodando gradualmente para nordeste a partir de segunda-feira.

As noites serão frias, com temperatura mínima acima de 5 °C apenas na faixa costeira. Há condições para formação de gelo e geada em todo o território na madrugada de sábado, dia 21, em especial no interior Norte e Centro onde a temperatura mínima deverá ficar abaixo de 0 °C, prevendo-se uma pequena subida gradual da temperatura para as noites seguintes.

A temperatura máxima no sábado deverá registar valores até 18 °C em alguns locais da faixa costeira sul e inferiores a 10 °C no interior Norte e Centro, com tendência para uma ligeira subida nos dias seguintes, mas mantendo-se o desconforto térmico no domingo e segunda-feira devido ao efeito do vento mais intenso.

Há condições para formação de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais, em especial nos vales dos rios do Norte e Centro. A segurança rodoviária, em particular durante a noite e manhã, poderá ser localmente afetada pela ocorrência de gelo na estrada e de nevoeiro. Na costa ocidental as ondas serão de noroeste com altura significativa de 1,5 a 2,5 metros, aumentando para 3 a 4 metros a partir da tarde de domingo, e diminuindo novamente a partir do fim da tarde de segunda-feira. Na costa sul as ondas passam a ser de leste/sueste a partir de sábado, com cerca de 1 metro, atingindo temporariamente altura significativa até 2 metros na terça-feira.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

VMER do Alentejo parada na noite de Natal por falta de médicos

Seis VMER, viaturas médicas de emergência e reanimação, estiveram paradas a 24 de Dezembro…