O Convento de Nossa Senhora da Luz recebeu na tarde do passado sábado, dia 16 de maio, a inauguração de mais uma exposição, desta feita dedicada a Santo António, ficando as peças do acervo de Alexandre Correia a adornar o referido templo até ao próximo dia 30 de junho.

Ao lado do colecionador, na cerimónia com que se inaugurou a exibição, esteve o executivo autárquico, nas pessoas do presidente João Crespo e da vereadora Maria João Fernandes.

Depois de agradecer a presença de todos os que ali se encontravam e de se mostrar igualmente grato pela enorme vontade da autarquia em receber a exposição, destacando o excelente acolhimento e forma de trabalhar dos serviços municipais de um Município que valoriza o artesanato, Alexandre Correia definiu-se com um devoto a Santo António devido a um incentivo familiar, fazendo então um breve resumo da caracterização e história do homem canonizado.

O colecionador realçou que a sua coleção, composta por cerca de 8600 peças, resulta de inúmeras visitas a oficinas de todas as regiões de Portugal continental, existindo no seu acervo peças únicas elaboradas propositadamente para si. Explicando que o trabalho de um colecionador só faz sentido quando partilhado com a comunidade, Alexandre Correia referiu igualmente que, nas suas mostras, não repete peças, pelo que todo o acervo patente no Convento de Nossa Senhora da Luz está pela primeira vez exposto ao público.

Por fim, o protagonista da tarde salientou que esta iniciativa serviu também para celebrar antecipadamente o Dia Internacional dos Museus, bem como o mês de Santo António e ainda para valorizar os ofícios tradicionais e o saber fazer. De realçar que, como habitualmente, esta exposição estará visitável durante o período em que o Convento de Nossa Senhora da Luz se encontra aberto ao público, a saber, entre terça-feira e domingo, das 09H30 às 13H00 e das 14H00 às 17H30.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Gastronomia e música da Tunísia dão vida ao Festival Sete Sóis Sete Luas em Elvas

A Tunísia está em destaque durante este fim de semana em Elvas, no âmbito da 34.ª edição d…