A Guarda Nacional Republicana (GNR) registou 12 vítimas mortais em 584 acidentes rodoviários durante a Operação “Páscoa 2026”, entre os dias 2 e 4 de abril. Do balanço provisório resultam ainda 22 feridos graves e 164 feridos leves.

No mesmo período, foram fiscalizados 22 022 condutores, tendo sido detidas 199 pessoas por conduzirem com uma taxa de álcool igual ou superior a 1,2 g/l e 59 por falta de habilitação legal.

Entre as 3 619 infrações registadas, destacam-se 669 por excesso de velocidade, 649 por falta de inspeção periódica obrigatória e 148 por ausência de seguro. Foram ainda detetadas infrações relacionadas com o uso do telemóvel (129), falta de cinto de segurança ou sistemas de retenção (131) e 97 casos de condução sob efeito de álcool.

Os acidentes mortais ocorreram em vários pontos do país, incluindo Lisboa, Viana do Castelo, Braga, Santarém, Setúbal, Portalegre e Faro, envolvendo sobretudo colisões entre veículos ligeiros e motociclos, mas também despistes e um acidente com um comboio.

A GNR garante que continuará a intensificar a fiscalização durante o período festivo, com especial atenção ao consumo de álcool e drogas, excesso de velocidade e uso indevido do telemóvel, apelando à responsabilidade dos condutores para evitar mais tragédias.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Obra do bloco operatório do Hospital de Santa Luzia prossegue dentro dos prazos previstos

A Câmara Municipal de Elvas reuniu esta quarta-feira, dia 3 de Maio, com o Conselho de Adm…