O concelho de Monforte destacou-se a nível nacional ao conquistar o título de “O Melhor Natal de Portugal”, no âmbito de uma iniciativa promovida pelo canal Conta Lá, que aliou a valorização cultural à solidariedade.
O projeto contou com a participação de mais de três dezenas de municípios de todo o país e envolveu milhares de pessoas, que acompanharam as transmissões especiais através da televisão e plataformas digitais. A votação foi realizada pelo público, através de chamadas telefónicas, revertendo a receita a favor da Banco Alimentar Contra a Fome, nomeadamente para a sua Rede de Emergência Alimentar.
As gravações em Monforte decorreram no dia 18 de dezembro, passando por vários pontos de interesse patrimonial do concelho e culminando nas instalações do Mercado Municipal, onde decorreu a iniciativa “Natal no Mercado”. O evento contou com a participação ativa de diversas instituições locais, entre elas a Santa Casa da Misericórdia de Monforte, os Bombeiros Voluntários, associações culturais e desportivas, bem como grupos comunitários e escolares, refletindo o forte envolvimento da comunidade.
“Na informação veiculada pela organização, lê-se que o Júri independente – constituído por Isabel Jonet, Maria Cavaco Silva e Sérgio Figueiredo – considerou que esta edição-piloto representou um extraordinário contributo para transformar a magia natalícia em experiências memoráveis. Fiel ao regulamento da iniciativa, a avaliação foi além da estética dos mercados e da espetacularidade dos eventos, valorizando critérios estruturantes como o impacto na comunidade, a criatividade e a afirmação da identidade local. (…)a votação popular consagrou Monforte como «O Melhor Natal de Portugal». Nos termos do regulamento da iniciativa, a escolha direta do público representava 40% da avaliação final. A receita obtida através das chamadas de valor acrescentado reverte para a atribuição de um apoio, no valor de 15.000€, à Rede de Emergência Alimentar, instituição parceira da iniciativa”, lê-se em comunicado publicado na página de Facebook do município.




