A Câmara Municipal de Elvas informou hoje, dia 18 de Fevereiro, em comunicado conjunto com a Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo, que, reunido todo o Executivo Municipal (MCPE, Chega, PS e PSD) com o Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo, foi por
dado conhecimento formal do encerramento provisório do bloco operatório do Hospital de
Elvas, com efeitos a partir do próximo dia 2 de março, para a realização de obras de requalificação total das atuais instalações, visando a modernização e melhoria das condições de qualidade e segurança dos utentes e profissionais, as quais terão uma duração estimada de 120 dias.

“O Executivo Municipal solicitou esclarecimentos detalhados e analisou, em conjunto com o Conselho de Administração, várias alternativas que permitissem manter a resposta cirúrgica no Hospital de Elvas, sem comprometer a execução da obra financiada pelo PRR. As soluções avaliadas revelaram-se, neste enquadramento, tecnicamente e temporalmente inviáveis. Importa igualmente esclarecer que a decisão relativa ao funcionamento do bloco operatório compete ao Conselho de Administração da ULSAALE, entidade responsável pela gestão hospitalar, não dispondo a Autarquia de delegação de competências nesta matéria”, lê-se no documento.

Foi ainda dado conhecimento de que a solução encontrada passa pela “realização durante o período de obra das cirurgias programadas no Hospital de Portalegre, assegurado pela equipa de cirurgiões, enfermeiros e técnicos auxiliares de saúde do Hospital de Elvas, e pela formalização de um protocolo, que tem vindo a ser trabalhado pelo Conselho de Administração desde junho de 2024 com entidades espanholas, no sentido de assegurar que o Hospital de Badajoz garanta todos os casos urgentes e emergentes que possam ocorrer durante o período de execução da obra”, explicam.

A Câmara Municipal de Elvas regista esta solução como medida “transitória”, sublinhando a “importância de que sejam asseguradas respostas céleres, seguras e eficazes à população”.

De acordo com o comunicado a autarquia mantém “total disponibilidade para colaborar na procura de soluções complementares e para cofinanciar eventuais medidas adicionais que reforcem a resposta assistencial durante este período”.

A Câmara Municipal de Elvas revelou que solicitou ao Conselho de Administração da ULSAALE
que “durante este período de obras seja assegurada uma resposta efetiva aos utentes do Hospital
Santa Luzia de Elvas”, concluem.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

CCDR Alentejo e IP discordam sobre maturidade do projeto da ferrovia Casa Branca-Beja

O presidente da CCDR Alentejo justificou hoje o corte de 60 milhões de euros de verbas com…