O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) assegurou hoje, dia 17 de Fevereiro, em comunicado relativo à depressão PEDRO, que esta tempestade não deverá causar impactos significativos em Portugal continental nem no arquipélago da Madeira.
De acordo com o IPMA, a depressão, estará centrada no nordeste de França, a 49,70°N e 2,63°E, com pressão no centro de 996 hPa, no dia 19 de Fevereiro.
A tempestade integra uma vasta região de baixas pressões localizada a oeste das ilhas Britânicas, associada a uma superfície frontal fria que poderá afetar o estado do tempo no continente durante os dias 18 e 19 de fevereiro.
Durante este período, prevê-se a ocorrência de períodos de chuva, passando depois para aguaceiros, que poderão ser de neve nas zonas mais altas das serras do Norte e Centro. Também se espera uma intensificação temporária do vento e um aumento da agitação marítima, pelo que foi emitido um aviso amarelo de agitação marítima para o litoral a norte do Cabo Carvoeiro.
O IPMA reforça, no entanto, que as características atuais da depressão, nomeadamente a sua localização e trajetória, não terão efeitos significativos nas condições meteorológicas previstas em Portugal continental e na Madeira.
