A PSP – Polícia de Segurança Pública, através do Comando Distrital de Portalegre, dinamizou a operação nacional “No Namoro Não Há Guerra” nas cidades de Portalegre e Elvas, assinalando o Dia de São Valentim com uma forte aposta na prevenção da violência no namoro e da violência doméstica.

No âmbito do Modelo Integrado de Policiamento de Proximidade (MIPP), as Equipas do Programa Escola Segura (EPES) desenvolveram, ao longo da passada semana, várias ações de sensibilização dirigidas a alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário. A iniciativa pretendeu alertar os jovens para comportamentos abusivos nas relações afetivas, promovendo relações baseadas no respeito, igualdade e confiança.

Segundo a PSP, a comunidade científica reconhece que a exposição à violência doméstica em contexto familiar pode contribuir para a reprodução desses comportamentos nas relações futuras dos mais jovens, seja no namoro ou na vida conjugal. Entre os jovens, a violência no namoro manifesta-se nas vertentes física, psicológica e emocional, sexual e económica, sendo a violência psicológica a mais frequente.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

IPP acolhe estudo pioneiro sobre transição energética Portugal-Espanha

O Politécnico de Portalegre acolhe o Professor Juan Cámara Aceituno, da Universidade de Ja…