A Câmara Municipal de Elvas está a retirar algumas das “velas” de sombreamento instaladas na Rua de Alcamim e na Rua da Feira, devido aos danos provocados pelas condições meteorológicas adversas que se têm registado nos últimos meses.
Segundo o Município, a ocorrência de ventos mais intensos do que o habitual, associados às tempestades que têm afectado a região, provocou desgaste nas estruturas de fixação das lonas.
Estas infraestruturas, montadas a “a um nível elevado” com “abraçadeiras metálicas”, começaram a ceder em vários pontos, tendo-se verificado inclusive o “desgarre” de algumas “velas”.

Perante o risco para a segurança pública, a Autarquia contactou o empreiteiro responsável pela instalação, que confirmou a necessidade de substituir integralmente tanto as lonas como o respectivo sistema de fixação.
No entanto, esta intervenção não poderá avançar de imediato, uma vez que as actuais condições climáticas não garantem a execução dos trabalhos em segurança.
Como “medida preventiva”, a Câmara Municipal “tem vindo a proceder à retirada das lonas que já se encontram soltas ou em risco de queda, salvaguardando a segurança de residentes, comerciantes e visitantes”.
A Autarquia apela à compreensão da população para os transtornos causados, sublinhando que a situação “é alheia à vontade do Município”. A Câmara garante ainda que o sistema de sombreamento será reposto na Rua de Alcamim assim que “estejam reunidas as condições adequadas para o efeito”.
