A Unidade Pastoral de Vila Boim será a primeira a acolher a visita da Relíquia de Santa Beatriz da Silva, no âmbito do Jubileu dedicado à santa portuguesa, que teve início no Domingo da Epifania, a 4 de janeiro. A iniciativa integra um percurso mais alargado da relíquia pela Arquidiocese de Évora, que se estenderá até ao final de Maio, abrangendo paróquias, seminários, casas de formação sacerdotal e comunidades religiosas da Zona Leste.

Entre 1 e 7 de Fevereiro, a relíquia estará presente nas localidades de Terrugem, Vila Boim e Vila Fernando, com um programa que inclui celebrações eucarísticas, momentos de oração, catequeses e visitas a lares de idosos.

O programa inicia-se amanhã, 1 de fevereiro, com a recolha das relíquias no Mosteiro de Campo Maior, seguindo-se a chegada à Terrugem, junto ao Lar da ABAT, por volta das 11h30. Após procissão até à igreja local, será celebrada a Missa do IV Domingo do Tempo Comum, com veneração das relíquias. Ao final da tarde, está prevista a recitação do terço pelas crianças da catequese.

Nos dias seguintes, a igreja da Terrugem mantém-se aberta para oração pessoal, com destaque para a Missa da Apresentação do Senhor, a 2 de Fevereiro, e momentos de adoração ao Santíssimo Sacramento, catequeses sobre Santa Beatriz da Silva e visitas ao lar de idosos da ABAT. A 4 de Fevereiro, celebra-se a memória litúrgica da santa, seguindo depois as relíquias para Vila Boim.

Em Vila Boim, o acolhimento das relíquias na Igreja de São Francisco está previsto para as 19h15 de quarta-feira. O programa inclui visitas aos lares de idosos, celebrações da Eucaristia, adoração e momentos de veneração até sexta-feira, 6 de Fevereiro, data em que as relíquias seguem para Vila Fernando.

Em Vila Fernando, a receção acontece ao início da noite de sexta-feira. No sábado, 7 de Fevereiro, as relíquias visitam dois lares de idosos, “O Cofre” e o lar da AAVF, antes de regressarem à igreja para oração, recitação do terço e Missa Vespertina do V Domingo do Tempo Comum. O programa termina com a despedida e entrega das relíquias à paróquia de Barbacena, na Igreja de Nossa Senhora do Paço.

Após esta etapa, a visita da Relíquia de Santa Beatriz da Silva prossegue pelas paróquias da Unidade Pastoral de Santa Eulália, continuando o seu percurso pela Arquidiocese de Évora.

Imagem de Arquivo

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Câmara de Alandroal avança para obras nas fortificações

A mais recente reunião da Câmara Municipal de Alandroal ficou marcada pela aprovação de vá…