António Mariano, natural de São Vicente e Ventosa, concelho de Elvas, “líder histórico do Sindicato dos Estivadores e da Atividade Logística (SEAL)”, morreu aos 65 anos, após vários anos de doença. A informação foi divulgada pelo International Dockworkers Council (IDC) e noticiada pelo Esquerda.net.

Considerado uma das principais figuras do sindicalismo portuário português e internacional, António Mariano foi protagonista da mais prolongada luta dos estivadores portugueses contra a precariedade laboral e os despedimentos coletivos. Segundo o líder do IDC, Jordi Aragunde, António Mariano foi “um dos grandes líderes do sindicalismo portuário internacional”, destacando a sua coragem e determinação mesmo nos momentos mais difíceis do conflito da estiva em Portugal.

Em declarações ao Esquerda.net, o ex-deputado do Bloco de Esquerda José Soeiro, destacou António Mariano como “uma grande figura do sindicalismo português”, sublinhando o seu papel na reorganização do setor portuário no século XXI, na transformação de um sindicato de Lisboa numa organização nacional e na construção de pontes com a CGTP, partidos de esquerda, movimentos sociais e a cidadania. O ex deputado salientou ainda a democracia interna do sindicato e o forte internacionalismo sindical promovido por António Mariano.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Município de Arronches repudia despejo ilegal de entulho em vias municipais

O Município de Arronches manifestou, esta sexta-feira, dia 23 de Janeiro, através de um co…