O Município de Vila Viçosa lamentou profundamente o falecimento do escultor, pintor, gravador e ilustrador Francisco Simões, aos 79 anos.
Francisco Simões iniciou a sua formação na Escola de Artes Decorativas António Arroio, em Lisboa, onde concluiu o curso em 1965. Em 1967, foi bolseiro da OCDE, realizando estudos em cidades como Roma, Turim, Novara, Verona e Milão, e trabalhou no Museu do Louvre, em Paris, no ano seguinte. Em 1974, concluiu o curso de Escultura na Academia de Música e Belas Artes da Madeira.
Ao longo da sua carreira, Francisco Simões destacou-se também pela sua atuação no campo educativo. Em 1989, colaborou com o Ministério da Educação no projeto “A Cultura Começa na Escola” e integrou o grupo de trabalho responsável pela Humanização e Valorização Estética dos Espaços Educativos.
Em Vila Viçosa, Francisco Simões deixou a sua marca no espaço urbano com a estátua da poetisa Florbela Espanca, inaugurada no Largo D. João IV a 30 de março de 2025.
O Município de Vila Viçosa apresentou, através de uma nota de pesar, “as sentidas condolências à Família e aos amigos do Escultor”.

