Foi inaugurada, na tarde deste sábado, 17 de Janeiro, no Museu Municipal da Fotografia João Carpinteiro, uma exposição fotográfica póstuma dedicada à Batalha das Linhas de Elvas, um dos confrontos militares mais determinantes para a consolidação da Independência de Portugal.
A mostra reúne 70 imagens captadas por João Carpinteiro a 14 de janeiro de 2011, durante as cerimónias militares que assinalaram os 353 anos da histórica batalha. As fotografias documentam momentos marcantes das comemorações, refletindo o rigor histórico e a sensibilidade artística do fotógrafo, fundador do espaço museológico que hoje ostenta o seu nome.
A Batalha das Linhas de Elvas, travada em 1659, foi decisiva para afirmar a soberania nacional, apenas dezoito anos após a Restauração da Independência, proclamada a 1 de dezembro de 1640. O conflito é considerado um dos mais importantes episódios militares da Guerra da Restauração.
A exposição estará patente ao público até ao próximo dia 22 de março, no Museu Municipal da Fotografia João Carpinteiro, constituindo uma oportunidade para revisitar a memória histórica e homenagear o legado de João Carpinteiro através do seu olhar fotográfico.




Mais fotos e desenvolvimentos em edição impressa
