A Associação Nacional de Assembleias Municipais (ANAM) afirmou hoje que estes órgãos autárquicos estão preparados para receber as votações das eleições indiretas, a decorrer na segunda-feira, para as Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR).
“As Assembleias Municipais estão preparadas para que este ato eleitoral decorra com toda a normalidade. Para o efeito, todas estarão abertas, tendo sido convocadas reuniões extraordinárias especificamente para a realização da Assembleia Eleitoral. Em alguns municípios estas reuniões destinam-se exclusivamente ao ato eleitoral, enquanto noutros foram integradas na ordem de trabalhos com outros pontos”, afirmou o presidente da ANAM, Fernando Santos Pereira, citado num comunicado.
As eleições, através de colégios eleitorais, para a escolha do presidente e de um vice-presidente para cada uma das cinco CCDR decorrem na segunda-feira, entre as 16:00 e as 20:00, junto das Assembleias Municipais.
As eleições para as cinco CCDR são eleições indiretas, uma vez que os membros dos órgãos não são escolhidos diretamente pelos cidadãos, mas sim por um colégio eleitoral constituído por eleitos locais.
Para escolher os cinco presidentes da CCDR votam mais de 10.700 eleitos locais do continente, entre os quais os executivos das Câmaras Municipais e deputados das Assembleias Municipais, incluindo os presidentes das juntas de freguesia.
Os 278 presidentes das Câmaras Municipais do continente votarão ainda num dos vice-presidentes das entidades regionais.
Após o encerramento da votação, os resultados serão apurados e comunicados pelos presidentes das Assembleias Municipais à Direção-Geral das Autarquias Locais (DGAL), que divulga os resultados oficiais.
Os candidatos propostos por um polémico acordo político entre o PSD e o PS são Álvaro Santos (Norte), Ribau Esteves (Centro), Teresa Almeida (Lisboa e Vale do Tejo), Ricardo Pinheiro (Alentejo) e José Apolinário (Algarve).
A CCDR-Norte é a única que tem dois candidatos, uma vez que o atual presidente, António Cunha, se recandidata como independente.
Os candidatos a vice-presidentes também são candidatos únicos, resultantes de acordo entre PSD e PS: para o Norte foi proposto Ricardo Bento, para o Centro Nuno Nascimento Almeida, para Lisboa e Vale do Tejo José Alho, para o Alentejo Aníbal Costa e para o Algarve Jorge Botelho.
Estas são as segundas eleições indiretas para os dirigentes das CCDR, tendo sido as primeiras em 2020.
Em Portugal continental existem cinco Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional – CCDR Norte, CCDR Centro, CCDR Lisboa e Vale do Tejo, CCDR Alentejo e CCDR Algarve.
RCS // EJ
Lusa
