O Conselho Intermunicipal da CIMAA reuniu pela primeira vez em 2026 na quinta-feira, dia 8 de Janeiro, na Biblioteca Municipal José Saramago, em Avis, com destaque para a presença de Ricardo Pinheiro, candidato único às eleições da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDR-Alentejo), que apresentou, antes da ordem de trabalhos, as linhas mestras do seu programa a todos os autarcas.

Nas suas palavras, ambiciona um mandato pautado por uma relação próxima com todos os autarcas do Alentejo, com o objectivo de melhorar os indicadores desta região e, através da captação de investimento, alavancar todo o seu potencial endógeno.

No Norte Alentejo estão identificadas várias áreas que necessitam de ser reforçadas e projectos que têm de ser iniciados ou concluídos, como é o caso do Empreendimento de Aproveitamento Hidráulico de Fins Múltiplos do Crato – Barragem do Pisão ou a construção da autoestrada para Portalegre, uma acessibilidade essencial para o desenvolvimento do território em todas as suas vertentes.

Na ocasião foi aprovada a candidatura ao Programa de Autorização de Residência para Investimento – ARI Cultura, para o período 2026/2030, a apresentar junto do GEPAC – Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais. Inserida numa estratégia da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) de reforço da programação cultural estruturada, descentralizada e com projecção nacional e internacional, este Plano Cultural Integrado para o Alto Alentejo, abrangendo os 15 municípios, estrutura-se numa Programação Cultural e Artística, mas também numa Programação Cinematográfica e Audiovisual.

Na educação foi autorizada a abertura do procedimento de contratação pública do programa “Educar com Arte”, uma iniciativa promovida pela CIMAA que tem como objectivo reforçar a presença das artes, da cultura e da criatividade nas escolas da região, articulando-as com os currículos educativos e os projectos das próprias escolas.

Nesta reunião, os autarcas foram informados do ponto de situação dos serviços efectuados pelo Sistema Intermunicipal de Metrologia durante o ano de 2025, que contabilizam um total de 94 intervenções em entidades e a aprovação de 235 IPnA (Instrumentos de Pesagem não Automáticos).

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Brutal colisão provoca três feridos em Évora

Uma colisão entre dois automóveis, ocorrida na tarde de sábado, dia 10 de Janeiro, na Estr…