O Jornal Linhas de Elvas noticiou, no passado dia 31 de Dezembro, o abandono de uma cadela no Bairro de Santo Onofre, em Elvas, tendo sido deixada presa a uma grade . A situação ganhou rapidamente uma forte reação por parte da comunidade, permitindo que, no próprio dia, fosse encontrada uma solução para garantir que o animal não passasse mais noites ao relento.

A Polícia de Segurança Pública (PSP) foi chamada ao local e montou um perímetro de segurança em torno da cadela, com o objetivo de garantir a sua integridade física e sinalizar a sua presença aos transeuntes e condutores. Foram efetuadas diligências para identificar o proprietário, mas, após verificação, constatou-se que o animal não possuía microchip.

Na passada segunda-feira, dia 5 de Janeiro, o MAAE — Movimento Animal Associação de Elvas, partilhou um vídeo nas rede social Facebook, dando conta da evolução do estado de saúde da cadela, entretanto batizada de Francisca. Segundo a associação, ” a Francisca foi operada ao prolapso, correu tudo bem e está ótima. Análises, teste de leishmaniose e dirofilaria negativos, positiva à anaplasma em que se encontra atualmente em tratamento. A Francisca continua, desde que a resgatámos, e assim continuará conosco até encontrar uma família, sem quaisquer intervenientes nem intervenção de terceiros (como foi dito), está apenas à nossa guarda até encontrar uma família responsável que preencha todos os requisitos para adoção. Para filtrar desde já algumas mensagens, avisamos que não respondemos a frases como “Eu quero”, “Eu fico com ela”, “Quando posso ir buscá-la” e, para infelicidade de muitos, informamos que já está esterilizada”, referem.

Veja o atual estado de saúde de Francisca

Vídeo de MAAE — Movimento Animal Associação de Elvas
Foto captada no dia 31 de Dezembro
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

ULS Alto Alentejo dá as boas-vindas aos novos internos e residentes de Farmácia

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Alto Alentejo recebeu, na passada segunda-feira, dia 5 d…