O Programa Alentejo 2030 lançou um aviso para apoiar projetos de inclusão social pela cultura direcionado exclusivamente à associação gestora da Capital Europeia da Cultura (CEC) Évora_27, com um total de 500.000 euros, foi hoje anunciado.
Em comunicado, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo revelou que o aviso convite “Inclusão pela Cultura – Associação Évora 2027” conta com uma dotação indicativa de 500.000 euros, cofinanciada em 85% pelo Fundo Social Europeu (FSE).
“Este aviso reconhece o papel estratégico da Associação Évora 2027 na concretização da iniciativa Évora Capital Europeia da Cultura 2027”, pode ler-se no comunicado.
E, por isso, continuou a autoridade de gestão do Programa Alentejo 2030, é aberto “um convite específico para o desenvolvimento de uma operação com forte impacto social e territorial em toda a região do Alentejo”.
O financiamento destina-se a projetos que promovam a inclusão social de grupos particularmente vulneráveis, através de iniciativas e atividades de expressão artística e cultural desenvolvidas por e para grupos desfavorecidos, precisou.
Segundo a CCDR do Alentejo, pretende-se “garantir não só o acesso e a fruição de bens e atividades culturais, mas também o envolvimento ativo destes públicos nos processos de criação, coprodução e representação artística, enquanto condição para um desenvolvimento mais coeso e inclusivo”.
Este aviso convite, realçou, reflete “a importância singular da Capital Europeia da Cultura não apenas para a cidade de Évora, mas para todo o Alentejo”.
Trata-se de “uma oportunidade única para levar a cultura a todos, reforçar a inclusão social e promover a coesão territorial e comunitária”, assinalou.
Esta sexta-feira, às 14:30, no auditório da CCDR, em Évora, vão ser assinados os Termos de Aceitação dos 44 projetos aprovados e candidatados por diversas entidades no âmbito do aviso “Inclusão pela Cultura”, para serem implementados no Alentejo e Lezíria do Tejo.
Estes 44 projetos, no âmbito do programa Alentejo 2030 e também financiados a 85% pelo FSE, focam-se igualmente na cultura como instrumento de inclusão social de grupos muito vulneráveis, contando com dotação comunitária global de nove milhões de euros, divulgou anteriormente a CCDR.
Já em 02 de junho do ano passado, o Programa Alentejo 2030 tinha anunciado a abertura de um aviso específico para a CEC Évora_27, na altura destinado a apoiar ações de valorização da cultura e património, programação e criação artística, com uma dotação de 1,75 milhões de euros, financiado em 85% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
RRL (SM) // TDI
Lusa/Fim
