Já foi divulgado o programa comemorativo da Batalha das Linhas de Elvas, o feito histórico que notabilizou a cidade e que foi determinante para a defesa da independência de Portugal durante a Guerra da Restauração.

A ação heroica dos nossos antepassados está na origem da instituição do Feriado Municipal, celebrado no dia 14 de Janeiro. Ano após ano, o Município mune-se da intenção de festejar a data e o episódio histórico, elaborando um alinhamento de iniciativas que atingem o ponto alto no dia da cidade.

Mas há um antes e um depois ao 14 de Janeiro, dia de hastear a bandeira nos Paços do concelho ao som da Banda que ostenta o nome do feriado, da Romagem ao Padrão para prestar homenagem aos mortos, de visitar o Túmulo do General André de Albuquerque Ribafria, da Parada Militar na Praça da República, do Desfile das Forças em Parada, de celebrar o Aniversário do Centro Artístico Elvense (148º), da Sociedade Recreativa de Vila Fernando (99º), da Banda 14 de Janeiro (71º), do Te Deum de Ação de Graças na Igreja da Sé e do Concerto pela Orquestra Ligeira do Exército.

O antes começa hoje, 3 de Janeiro, com a Caminhada de Ano Novo, que arranca às 10h00 da Praça da República. As comemorações são retomadas dia 8 numa sequência de iniciativas que incluem teatro, Encontro de Bibliotecas, apresentação de uma obra literária, cinema, uma exposição de homenagem a Maria José Rijo e de apresentação de albuns de fados.

No pós feriado, volta a haver sessões de Cinema, Caminhada, lançamento de Livro, espetáculos de Teatro, comemoração dos 10 anos da requalificação do Forte da Graça e concerto da Banda 14 de Janeiro.

Anexamos o programa detalhado.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Grupo de Cantares aos Santos Reses de Barbacena atuou no Mercado Municipal da Casa das Barcas em Elvas

O Grupo de Cantares aos Santos Reses de Barbacena atuou na manhã deste sábado, 3 de Janeir…