Já foi divulgado o programa comemorativo da Batalha das Linhas de Elvas, o feito histórico que notabilizou a cidade e que foi determinante para a defesa da independência de Portugal durante a Guerra da Restauração.
A ação heroica dos nossos antepassados está na origem da instituição do Feriado Municipal, celebrado no dia 14 de Janeiro. Ano após ano, o Município mune-se da intenção de festejar a data e o episódio histórico, elaborando um alinhamento de iniciativas que atingem o ponto alto no dia da cidade.
Mas há um antes e um depois ao 14 de Janeiro, dia de hastear a bandeira nos Paços do concelho ao som da Banda que ostenta o nome do feriado, da Romagem ao Padrão para prestar homenagem aos mortos, de visitar o Túmulo do General André de Albuquerque Ribafria, da Parada Militar na Praça da República, do Desfile das Forças em Parada, de celebrar o Aniversário do Centro Artístico Elvense (148º), da Sociedade Recreativa de Vila Fernando (99º), da Banda 14 de Janeiro (71º), do Te Deum de Ação de Graças na Igreja da Sé e do Concerto pela Orquestra Ligeira do Exército.
O antes começa hoje, 3 de Janeiro, com a Caminhada de Ano Novo, que arranca às 10h00 da Praça da República. As comemorações são retomadas dia 8 numa sequência de iniciativas que incluem teatro, Encontro de Bibliotecas, apresentação de uma obra literária, cinema, uma exposição de homenagem a Maria José Rijo e de apresentação de albuns de fados.
No pós feriado, volta a haver sessões de Cinema, Caminhada, lançamento de Livro, espetáculos de Teatro, comemoração dos 10 anos da requalificação do Forte da Graça e concerto da Banda 14 de Janeiro.
Anexamos o programa detalhado.




