A Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre (ADBSP) encerrou o ciclo de brigadas de colheita de sangue deste ano em Monforte, numa iniciativa que contou com a parceria do Grupo de Dadores Benévolos de Sangue de Monforte e da Unidade Funcional de Imunohemoterapia da Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo (ULSAALE).

A acção decorreu no quartel dos Bombeiros e reuniu 43 voluntários, com destaque para a participação feminina, que representou a maioria dos presentes: 23 mulheres, correspondendo a 53,5% do total.

Registou-se ainda a estreia de uma jovem dadora, assinalando a renovação geracional deste gesto solidário.

Apesar de se viver um período marcado por resfriados e outros problemas sazonais de saúde, que impediram alguns voluntários de concluir o processo, foi possível angariar 35 unidades de sangue, consideradas de grande importância para o sistema de saúde.

A iniciativa contou também com a colaboração do Grupo Motard de Monforte e do Grupo de Forcados local, reforçando o envolvimento da comunidade.

Após a colheita, realizou-se um momento simbólico junto ao Monumento ao Dador de Sangue de Monforte, com a deposição de uma coroa de flores e um minuto de silêncio em homenagem aos dadores já falecidos.

A Câmara Municipal de Monforte apoiou a realização do almoço de confraternização, que teve lugar ao início da tarde e juntou participantes e organizadores.

Durante o encontro foi ainda anunciado que o Grupo de Dadores Benévolos de Sangue de Monforte vai ser, em breve, oficialmente registado, num processo que contará com o apoio da FAS – Portugal e do Município.

A ADBSP informou igualmente que as colheitas de sangue continuarão a realizar-se aos sábados de manhã. A primeira iniciativa do novo ano está agendada para 3 de Janeiro, no Centro de Saúde de Nisa, seguindo-se nova colheita no dia 10, no Centro de Saúde de Avis.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Final Feliz: cão abandonado em Santo Onofre é uma fêmea e já tem “lar de acolhimento”

A notícia avançada pelo Linhas de Elvas ao início da tarde desta quarta-feira, 31 de Dezem…