O Município de Alandroal aprovou, em sessão de Assembleia Municipal realizada no dia 22 de Dezembro, as Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2026.

João Grilo, presidente da Câmara, apresentou este orçamento como sendo o primeiro desde 2016 em que o Município está livre das restrições à autonomia de gestão impostas pelo Plano de Ajustamento Municipal (PAM), cessado em Setembro de 2025, o que permite olhar de outro modo para o futuro em termos de financiamento de investimentos, renovação do quadro de pessoal, política de impostos ou apoios ao associativismo e ao tecido empresarial.

Contudo, frisou que esta autonomia deve ser gerida com muito cuidado e de forma bastante ponderada, uma vez que o Município continua a ter que amortizar dívida associada ao empréstimo FAM à razão de cerca de 1,2 milhões de euros por ano, salientando que toda a receita de impostos cobrados anualmente não é suficiente para cobrir este valor.

Ainda assim, o executivo municipal quis dar um sinal de alívio às famílias do concelho, fazendo aprovar uma redução da taxa de IMI de 0,45% para 0,42% (a taxa máxima de IMI situa-se nos 0,50% e já tinha sido reduzida no concelho em 2018).

Antes de reduções generalizadas nas taxas de impostos, o executivo dá prioridade à criação de benefícios para sectores prioritários.

Assim, no ano de 2026, os bombeiros voluntários já irão beneficiar de 50% de redução no IMI e estão em preparação regulamentos que alargam este benefício no próximo ano aos jovens e aos idosos.

Do lado do investimento, para um orçamento total de 17,4 milhões de euros (mais 700 mil euros que em 2025), o Município propõe-se concluir as obras em curso financiadas pelo PRR (Loja do Cidadão do Alandroal e Extensões de Saúde de Pias, Orvalhos e Hortinhas e novo equipamento digital de projecção para o Fórum Cultural), concluir a obra do Centro Histórico e Interpretativo do Castelo de Alandroal, executar a obra da “Porta Norte” da Fortaleza de Juromenha, iniciar as obras do Centro Náutico de Juromenha e do Miradouro da Torre de Menagem e Iluminação Cénica Nocturna do Castelo de Alandroal, com financiamento do Turismo de Portugal.

Prevê-se também o início de investimentos associados ao ALENTEJO 2030, como a intervenção no Castelo de Terena ou obras ligadas ao Ciclo Urbano da Água (Montejuntos-Ferreira) ou eficiência energética de edifícios municipais.

No que diz respeito à habitação, uma das prioridades do executivo, numa altura em que o número de lotes disponíveis de natureza municipal começa a ser muito reduzido, é o investimento em novos loteamentos em Pias, Casas Novas, Aldeia da Venda e Juromenha e a concretização da candidatura de “Primeiro Direito” prevista na Estratégia Local de Habitação.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

“O Elvas” lamenta falecimento de José Santos

“O Elvas” Clube Alentejano de Desportos publicou uma nota na sua página de Facebook onde m…