A Câmara Municipal de Elvas e a Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo (ULSAALE) reuniram-se, na tarde de terça-feira, dia 16 de Dezembro, com a população de Santa Eulália, numa sessão realizada no Pavilhão Multiusos da freguesia, com o objetivo de analisar a situação da extensão de saúde local e ajustar procedimentos relacionados com a marcação de consultas.
A reunião contou com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha, do vereador Hermenegildo Rodrigues, do presidente do Conselho de Administração da ULSAALE, Miguel Lopes, do presidente da Junta de Freguesia de Santa Eulália, José Picado, bem como de representantes da ULSAALE e da extensão do Centro de Saúde.
Durante a sessão, Nuno Mocinha referiu as dificuldades verificadas no processo de marcação de consultas, nomeadamente situações em que utentes se deslocavam de madrugada à unidade de saúde sem conseguirem efetuar a marcação, permanecendo à espera em condições pouco adequadas. O responsável sublinhou que o encontro tinha como principal objetivo ouvir a população e encontrar soluções que respondessem às suas necessidades.
Por sua vez, Miguel Lopes registou as preocupações manifestadas pelos habitantes e anunciou o reforço da equipa médica com a colocação de uma nova médica na unidade. Foi ainda esclarecido que, a partir de janeiro, as consultas passam a poder ser marcadas nos próprios dias em que se realizam, ou seja, às terças, quartas e quintas-feiras.
Para além dos meios habituais de marcação de consultas, presencialmente ou através da aplicação do SNS, será também disponibilizado um número de telefone para o efeito. Ficou igualmente definido que deixará de ser possível a marcação de várias consultas pela mesma pessoa, medida que visa garantir maior equidade no acesso aos cuidados de saúde.
A sessão permitiu um diálogo direto entre as entidades responsáveis e a população, contribuindo para a melhoria do funcionamento da extensão de saúde de Santa Eulália.


